sexta-feira, janeiro 29, 2010

A morte da Miramax

Os estúdios de cinema também morrem: por decisão da Disney, sua proprietária desade 1993, a companhia Miramax acabou. Com o respectivo encerramento, motivado por sucessivos falhanços comerciais, são oito dezenas de pessoas que vão para o desemprego, terminando um capítulo tão glorioso quanto acidentado que ajudou a redefinir o conceito de independente no interior da indústria americana.
Fundada em 1979 pelos irmãos Harvey e Bob Weinstein, a Miramax soube explorar de forma particularmente eficaz o conceito de cinema arthouse ("arte e ensaio", de acordo com a gíria europeia caída em desuso), sem nunca perder de vista uma aguerrida presença nos mercados. Disso são exemplo títulos que a Miramax produziu e/ou distribuiu, como Sexo, Mentiras e Video (Steven Soderbergh, 1989), Na Cama com Madonna (Alek Keshishian, 1991), Cães Danados (Quentin Tarantino, 1992), O Piano (Jane Campion, 1993) e Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994). Tal estratégia teria os seus momentos de máxima consagração com O Paciente Inglês (Anthony Minghella, 1996), A Paixão de Shakespeare (John Madden, 1998), e Chicago (Rob Marshall, 2002), os três vencedores do Oscar de melhor filme do ano. Este País Não É Para Velhos (Joel e Ethan Coen, 2007) conseguiria também o Oscar de melhor filme, mas já noutra conjuntura: por um lado, o filme foi coproduzido com a Paramount Vantage; por outro lado, a Miramax passara totalmente para a Disney, uma vez que, em 2005, crescentes desentendimentos com a sua gestão tinham levado à saída dos Weinstein (formando a Weinstein Company).
Nos últimos dias, ainda se especulou sobre o eventual interesse dos Weinstein em voltar a adquirir a Miramax. Mas agora é um facto consumado. Resta saber se o património de mais de duas centenas de títulos vai continuar nas mãos da Disney ou poderá ser negociado. E também qual será o destino de seis projectos cuja produção estava em andamento, incluindo uma nova adaptação de Shakespeare, The Tempest, por Julie Taymor (Frida, Across the Universe), com Helen Mirrem, David Strathairn e Djimon Hounsou.

>>> 'Miramax dies: rest in peace', The Wrap.
>>> Site oficial da
Miramax.
>>> Site oficial da
Weinstein Company.