Discografia Beatles - 43
'Penny Lane / Strawberry Fields Forever' (single), 1967
Em inícios de 1967, e sem gravações editadas há já alguns meses, a editora pediu aos Beatles um single novo. Assim surgiu Penny Lane / Strawberry Fields, temas gravados durante as sessões de Sgt. Peppers mas que acabaram fora do alinhamento do álbum (recrutadas alguns meses depois para Magical Mystery Tour). Entre ambas corre uma característica comum: o facto de se referirem a espaços na cidade de Liverpool (o que deles fez desde então verdadeiros locais de peregrinação para os admiradores dos fab four). Penny Lane é uma composição de Paul McCartney, todavia creditada à dupla de sempre. A canção tem o piano como força protagonista e apresenta a dada altura um piscar de olho a Bach, num segmento orquestral que foi inspirado pelos Concertos Brandeburgueses. Strawberry Fields Forever (hoje reconhecido como um dos feitos maiores de toda a história da música pop), era a canção de formas mais complexas até então criada pelos Beatles. Tinha conhecido por título de trabalho “it’s not bad”, e na verdade não ficou nada mal… Escrita por John Lennon, a canção conheceu várias etapas de gravação e transformação até à forma final, que dela faz uma experiência única (e um dos paradigmas do psicadelismo ao serviço da pop).
O par de canções aqui reunidas representou, para o produtor George Martin o melhor que os Beatles já tinham feito, tendo depois acrescentado que a sua não inclusão em Sgt Peppers havia sido um erro. Era contudo hábito dos Beatles (pelo menos nas edições para o mercado britânico) não juntar aos álbuns as canções editadas como singles… Apesar do apelo gourmet da edição, o single foi o primeiro em muitos a não atingir o topo da tabela no Reino Unido. O que não impediu, em nada, de ambas as canções se terem entretanto transformado em dois dos clássicos maiores dos Beatles.
Para a promoção do single foram rodados dois pequenos filmes (os antepassados dos telediscos, portanto). O de Strawberry Fields Forever foi realizado pelo sueco Peter Goldman.