quinta-feira, dezembro 03, 2009

"Up in the Air": primeiros prémios da crítica

Se é verdade que as escolhas das associações de críticos dos EUA podem servir de referência para a "estação dos prémios" que se aproxima (até aos Oscars, a 7 de Março), então importa ter em conta os que, por tradição, chegam em primeiro lugar — são atribuídos pelo National Board of Review (NBR) e, desta vez, distinguiram Up in the Air como melhor filme americano de 2008. Realizado por Jason Reitman (Obrigado por Fumar, Juno), tem como personagem central um executivo, interpretado por George Clooney, que passa a vida a viajar para pôr em prática as chamadas políticas de downsizing (= despedimentos).
Up in the Air teve mais três prémios: para George Clooney, como melhor actor, ex-aequo com Morgan Freeman, em Invictus, de Clint Eastwood; Anna Kendrick, melhor actriz secundária; e Jason Reitman e Sheldon Turner, melhor argumento adaptado (do romance homónimo de Walter Kirn). Clint Eastwood foi distinguido como melhor realizador (Invictus) e Carey Mulligan melhor actriz (An Education).
A lista completa dos prémios pode ser consultada no site do NBR. Para já, tanto Up in the Air como Invictus não constam das listas divulgadas pelos distribuidores portugueses, mas é de admitir que as respectivas estreias ocorram nos primeiros meses de 2010, a par de outros países europeus.