Esta é uma imagem saborosamente "imperfeita". Que é como quem diz: na vertigem dos acontecimentos, a câmara procura posição, ângulo e enquadramento para lidar com a própria pulsação do real e... a focagem ficou a meio caminho, algures entre o chapéu de Mick Jagger e os rostos da multidão.
É uma imagem de um verdadeiro clássico pertencente a esse "quase-género" que é o filme-concerto. Mais exactamente, vem do filme Gimme Shelter (1970), de David Maysles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin, centrado na célebre e trágica performance dos Rolling Stones, em Altamonte (6/12/1969), quando um espectador foi morto pela segurança montada pelos Hell's Angels. A "imprecisão" de imagens como esta não é um efeito de assinatura, muito menos um tique — é antes o produto de uma estratégia genuinamente documental que, para os irmãos Maysles, passa sempre pelo envolvimento directo com os eventos, a sua exuberância e imprevisibilidade. Gimme Shelter, finalmente, já existe em edição portuesa em DVD — podemos, assim, redescobrir um momento marcante na arquitectura, e também na auto-crítica, da cultura rock.
É uma imagem de um verdadeiro clássico pertencente a esse "quase-género" que é o filme-concerto. Mais exactamente, vem do filme Gimme Shelter (1970), de David Maysles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin, centrado na célebre e trágica performance dos Rolling Stones, em Altamonte (6/12/1969), quando um espectador foi morto pela segurança montada pelos Hell's Angels. A "imprecisão" de imagens como esta não é um efeito de assinatura, muito menos um tique — é antes o produto de uma estratégia genuinamente documental que, para os irmãos Maysles, passa sempre pelo envolvimento directo com os eventos, a sua exuberância e imprevisibilidade. Gimme Shelter, finalmente, já existe em edição portuesa em DVD — podemos, assim, redescobrir um momento marcante na arquitectura, e também na auto-crítica, da cultura rock.
>>> Gimme Shelter no site dos irmãos Maysles.