quinta-feira, dezembro 31, 2009

David Levine (1926 - 2009)

Levine por Levine

Morreu David Levine, um dos mais geniais caricaturistas do século XX, especialmente conhecido através do seu trabalho nas páginas de The New York Review of Books.
Nascido em Nova Iorque, a 20 de Dezembro de 1926, ambicionou ser pintor e, de facto, até ao começo dos anos 60, produziu um conjunto de trabalhos sobre a zona de Coney Island e as suas personagens mais características, num tom de serena contemplação que alguns observadores consideram paradoxalmente contrário à contundência de muitas das suas caricaturas. Começou a colaborar em 1963 na New York Review, com a qual manteve uma ligação regular até 2007. A sua obra encontra-se dispersa por muitas outras publicações, incluindo The New York Times, The Washington Post, Rolling Stone, Time, Newsweek, Playboy e The New Yorker. John Updike, escritor por ele várias vezes retratado, dizia que os seus desenhos possuem a virtude de um "conforto" contrário ao desespero dos nossos tempos, transmitindo-nos o "sentido de alguém que observa".
Levine sofria de uma doença que, nos últimos anos, tinha afectado seriamente as suas faculdades de visão; veio a falecer a 29 de Dezembro de 2009, no New York Presbyterian Hospital, vitimado por cancro da próstata. Em termos quantitativos, só na New York Review, o seu legado ascende a 3800 desenhos.

>>> Site oficial de David Levine.
>>> Obituário em
The New York Times.
>>> A galeria de David Levine em
The New York Review of Books.