terça-feira, novembro 10, 2009

Uma noite inesquecível

Foto: Vera Marmelo


Este texto foi publicado na edição de 8 de Novembro do DN com o título 'O Futuro da música passou esta semana por Lisboa'

São amigos. Partilham uma mesma editora. Estão juntos em palco, e chamaram à digressão Whale Watching Tour. Passaram esta semana pelo Teatro Maria Matos (Lisboa) e deram a uma entusiasmada casa cheia uma visão do que bem pode ser o futuro da música como uma realidade sem barreiras de género, assente na partilha de experiências e cruzamentos de linguagens e onde a performance ao vivo serve de cartão de visita para uma posterior (e mais individual) descoberta de mais música, através dos discos que os próprios músicos vendem (e autografam) no fim do concerto, entre trocas de palavras com os espectadores.
Nico Muhly era o maestro em cena, as suas composições revelando uma maior complexidade formal e evidente ascendência entre assimilações de escolas minimalistas. Ao seu lado, Sam Amidon estabelecia pontes entre a tradição folk e espaços plasticamente inovadores e desafiantes (os novos arranjos aqui fulcrais no processo de mutação). Também em cena, Ben Frost trazia um interesse pelo detalhe e pelas texturas electrónicas e também por uma leitura interpretativa do minimalismo (a abertura, ao som do seu Theory Of Machines, deu seguro mote para a noite. A fechar o lote de protagonistas, o islandês Valgeir Sirgudsson juntava notas de assombro e melancolia. Tocaram temas uns dos outros. Juntaram ideias. Cruzaram géneros.
Ao fim de duas horas (e dois encores), um dos melhores concertos que Lisboa ouviu este ano!