quarta-feira, novembro 18, 2009

Ver música, segundo Jonathan Caouette

É a segunda longa-metragem de Jonathan Caouette (e, portanto, o sucessor de Tarnation). Em comum assenta numa variedade de registos como matéria prima, todavia com proveniências distintas, contando com contribuições de cerca de 200 pessoas, entre profissionais e amadores, que captaram ao longo de dez anos imagens em concertos nos festivais All Tomorrow’s Parties. O filme chama-se, precisamente, All Tomorrow’s Parties e é um retrato de dez anos de vida do festival, de quem nele actuou, de quem assistiu, dos ambientes em volta. Inclui passagens por actuações de nomes como os Animal Collective, Sonic Youth, Grizzly Bear, Portishead, Yeah Yeah Yeahs, Belle & Sebastian ou The Stooges. E, depois de ter passado pelo circuito de festivais nos últimos meses, acaba de chegar ao DVD, em lançamento (para já no Reino Unido) pela Warp Filmes.



Imagens do trailer de All Tomorrow’s Parties. É imediatamente reconhecível a lógica de colagem que vimos em Tarnation. E também uma forma de inserir palavras em tudo semelhante. Marcas autorais, portanto.