David Lang (n. 1957) é um nome a ter em conta no panorama actual da música norte-americana dos nossos dias. Co-fundador dos Bang On A Can em 1987, é autor de uma obra já com alguma expressão discográfica. Pela sua música, de horizontes largos, correm sinais de evidente interesse pela obra dos minimalistas, reflectindo de resto algumas das suas obras dinâmicas e formas directamente herdadas desse importante espaço de invenção da música americana do século XX. A sua experiência profissional é já vasta, abarcando vários domínios e caminhos (trabalhou, por exemplo, com o Kronos Quartet durante a gravação da banda sonora de Requiem For a Dream de Aronovsky). A sua obra inclui já uma primeira ópera – The Difficulty Of Crossing A Field (1999) – e um prémio Pulitzer, obtido em 2008 com The Little Match Girl Passion, que agora conhece edição em disco pela Harmonia Mundi, em gravação pelo Theatre Of Voices, dirigido por Paul Hillier.
The Little Match Girl Passion nasceu do cruzamento de um interesse pelo conto de Hans Christian Andersen A Menina dos Fósforos com paralelismos que encontrou entre o sentido de dor e transfiguração nesta história e a Paixão de Cristo (visitada através das várias abordagens na música sacra, mas concentrando a atenção na forma como Bach a abordou). Como nas “paixões” da música sacra, Lang juntou textos à narrativa central, sugerindo respostas, reacções. O libreto, construído pelo próprio David Lang, junta fragmentos do texto de Andersen, de H.P. Paul (o seu primeiro tradutor oara língua inglesa, em 1872) e Picander (o libretista de Bach). Como expressa no booklet que acompanha esta edição “a força da história reside não apenas na trama, mas no facto das suas partes – o horror e a beleza – estarem constantemente inundados pelos seus opostos”. Estes dois sentidos habitam a peça, a melancolia cruzada com uma luminosidade. Sentem-se os ecos do minimalismo, mas também um interesse pelas heranças da música religiosa, todavia sob marcas autorais que distinguem esta música das demandas que, também nos nossos dias, são conduzidas por um Arvo Pärt ou John Tavener.
O alinhamento do disco junta depois a The Little Match Girl Passion quatro curtas peças vocais compostas entre 2001 e 2007, estas em interpretação do Art Nova Copenhagen.