O DVD Celebration: The Video Collection revisita a música de Madonna através de 47 dos seus telediscos — são outros tantos momentos de uma história, de facto, audiovisual. [1] [2] [3]
Se a questão do pecado (entenda-se: o pecado enquanto questão católica) atravessa toda a obra de Madonna, escusado será lembrar que Like a Virgin é o hino ambíguo dessa fixação. Em termos históricos, o teledisco é um dos que mais se confunde com o próprio impacto do canção, exponenciado pela célebre performance nos Prémios MTV de 14 de Setembro de 1984, com Madonna em perversa pose de noiva (com o cinto "Boy Toy"). Aliás, o teledisco — estreado na MTV cerca de dois meses mais tarde, a 13 de Novembro — retoma esse guarda-roupa numa das duas personagens em que, uma vez mais, Madonna se divide; a outra personagem deambula pelos canais de Veneza, naquela que é, afinal, a primeira grande síntese do seu visual de rua, meio trash, meio paródico — o mesmo visual teria a sua consagração cinematográfica em Desesperadamente Procurando Susana, na altura em rodagem (estrearia em Março de 1985), sob a direcção de Susan Seidelman.
Se a questão do pecado (entenda-se: o pecado enquanto questão católica) atravessa toda a obra de Madonna, escusado será lembrar que Like a Virgin é o hino ambíguo dessa fixação. Em termos históricos, o teledisco é um dos que mais se confunde com o próprio impacto do canção, exponenciado pela célebre performance nos Prémios MTV de 14 de Setembro de 1984, com Madonna em perversa pose de noiva (com o cinto "Boy Toy"). Aliás, o teledisco — estreado na MTV cerca de dois meses mais tarde, a 13 de Novembro — retoma esse guarda-roupa numa das duas personagens em que, uma vez mais, Madonna se divide; a outra personagem deambula pelos canais de Veneza, naquela que é, afinal, a primeira grande síntese do seu visual de rua, meio trash, meio paródico — o mesmo visual teria a sua consagração cinematográfica em Desesperadamente Procurando Susana, na altura em rodagem (estrearia em Março de 1985), sob a direcção de Susan Seidelman.