terça-feira, novembro 10, 2009

Histórias de Berlim (7)

Berlim, 21 de Junho de 1990. O muro tinha caído alguns meses antes. E, onde outrora fora uma terra ninguém, entre Potsdamer Platz e as Portas de Brandenburgo, um “novo” campo aberto acolhia um mega-concerto que dava um novo valor simbólico às canções do álbum The Wall, dos Pink Floyd. Editado 20 anos antes, era essencialmente uma reflexão sobre o isolamento individual. Um disco com a gravação do concerto foi editado quatro meses depois (capa original em baixo), reeditado mais tarde, com nova capa, em 2003.

Foi uma mega-produção financeiramente suportada pelo próprio Roger Waters. Por detrás do palco era montado um novo muro branco, que seria derrubado no final da actuação. Foram vendidos 250 mil bilhetes. Porém, as “portas” do recinto foram abertas pouco antes do concerto, permitindo a entrada de ainda mais cem mil espectadores. Em directo, 52 países acompanharam o espectáculo pela televisão. Um concerto de duas horas que levou ao palco uma pequena multidão de convidados, entre os quais Ute Lemper, Marianne Faithfull, Joni Mitchell, Van Morrisson, Cindy Lauper, Jerry Hall, Bryan Adams, os Scorpions, orquestras e coros (um deles juntando elementos das forças russas então ainda estacionadas na Alemanha de Leste).

Imagem de Roger Waters frente ao muro de Berlim, anos antes da noite em que o “derrubou” em palco. O muro de Berlim não era o “muro” de que se falava em The Wall. Porém, em Julho de 1989, afirmara num programa de rádio, nos EUA, que a única forma de fazer renascer The Wall em palco seria uma eventual queda do muro de Berlim…

E ainda há outros muros… Em Junho deste ano Roger Waters visitou um campo de refugiados palestiniano perto de Belém. Um campo nas imediações do muro de Betão que ali está hoje levantado. Voltou a fazer a mesma promessa de há 20 anos… Mas ali o muro ainda não caiu…
Segundo um site de fãs dos Pink Floyd, o manager de Waters terá levantado recentemente a hipótese de o músico levar The Wall à estrada, numa eventual digressão global, entre 2010 e 2011… A notícia não tem, contudo, ainda, conformação oficial. Por enquanto, portanto, apenas um rumor…