quinta-feira, novembro 05, 2009

Histórias de Berlim (3)

A um quilómetro a sul das Portas de Brandenburgo, Potsdamer Platz é o centro da nova Berlim. Arquitectonicamente é talvez um dos núcleos mais surpreendentes da Europa dos nossos dias. E representa, acima de tudo, um símbolo da vitória sobre a guerra fria e o encontrar de um novo caminho para a cidade depois da queda do muro. É hoje a sede da Berlinale, de dois grandes cinemas multiples, um centro comercial, restaurantes, cafés…. Alberga uma série de importantes escritórios de grandes companhias, hotéis, e estações de U Bahn, S Bahn e mesmo da rede ferroviária nacional.
A existência deste magnífico núcleo arquitectónico deve-se em tudo ao muro de Berlim. E à sua queda. Derrubado em 1990, ali deixou 60 hectares livres onde antes era uma terra de ninguém intensamente vigiada. Um concurso oficial ditou novo destino a este espaço, hoje novamente vibrante e permanentemente habitado.


Antes da II Guerra Mundial (que devastou completamente esta zona da cidade), Potsdamer Platz era uma praça elegante, cruzada por eléctricos, automóveis e transeuntes. Tinha cafés, hotéis, cinemas… Grandes lojas. E uma das principais estações de comboio de Berlim.

A construção do muro reduziu a um vazio toda a área em torno da velha Potsdamer Platz. Do lado oriental os escombros de 1945 foram totalmente derrubados para assegurar maior e mais vasto campo de visão às patrulhas de vigilância. Do lado ocidental era um dos locais de visita “ao muro”, com uma escadaria montada para observação… turística. Entre os visitantes que por ali passaram para ver o outro lado de Berlim contam-se John F. Kennedy (1962), a rainha Isabel II (1965) ou Jimmy Carter (1978).
Foi em Potsdamer Platz que se abriu o primeiro rombo no muro, em Novembro de 1989. E foi no espaço, deixado então livre entre Potsdamer Platz e as Portas de Brandenburgo, que Roger Waters encenou o mega-concerto The Wall, em 1990.

A memória do muro de Berlim está preservada em Potsdamer Platz. Há ali, durante este ano, um centro turístico dedicado às celebrações da queda do muro. E, para turista (e berlinense) ver, pedaços do muro.