domingo, outubro 04, 2009

Nos 50 anos de Chris Lowe

Vemo-lo muitas vezes, quase imóvel, por trás de teclados em concertos ou, igualmente quase imóvel, em instantes em telediscos. Parceiro de Neil Tennant nos Pet Shop Boys, duo que ambos fundaram em inícios de 80, Chris Lowe é todavia um nome de referência na história da pop electrónica.
Nasceu em Blackout a 4 de Outubro de 1959 (há precisamente 50 anos). Estudou trombone nos dias de escola, chegando mesmo a integrar uma banda. Dedicou-se depois ao piano, mas os estudos levaram-no a avançar para uma licenciatura em arquitectura. A aposta na construção de uma ideia pop, ao lado de Neil Tennant, nos Pet Shop Boys, desviou-o de volta à música. Escolheu bem…



Chris Lowe opta quase sempre por um papel secundário, deixando a frente do palco e, muitas vezes, o microfone nas entrevistas, ao colega Neil. Contudo, houve já instantes na história dos Pet Shop Boys nos quais Chris tomou a condução dos acontecimentos. Escutamos a sua voz em We All Feel Better in The Dark (lado B de Being Boring), que chegou a ser encenada numa digressão. E é sua a voz de Paninaro, que chegou a ter edição em single. O teledisco acima apresentado corresponde à versão original de Paninaro (uma revisão seria lançada em 1995), integrada no álbum Disco, de 1986. A realização do teledisco é assinada pelos próprios Pet Shop Boys.