Em finais de 1981os Duran Duran eram já um nome de peso no panorama pop mundial. Tinham-se estreado em disco com Planet Earth em Fevereiro (single que chegou ao número um em três países, um deles Portugal). Girls On Film dera-lhes novo êxito planetário, confirmado pela recepção entusiástica do álbum de estreia Duran Duran. Eram então um dos nomes de proa do movimento neo-romântico, dividindo protagonismo com nomes como os Spandau Ballet, Ultravox, Visage ou Classix Nouveaux. Todavia, os seus horizontes apontavam para mais longe. O passo seguinte teria de os levar adiante do movimento (sob pena de com ele colapsarem). Mas as ambições da banda, natural de Birmingham (no Reino Unido), apontavam para mais longe. Para a América...
Em 1981 tinham já dado os primeiros concertos nos EUA, mas os primeiros singles e mesmo o álbum tinham passado discretamente por aqueles lados... My Own Way, single que assinalara a primeira tentativa de busca de novo caminho, apostara no disco sound... Mas sem o impacte esperado...
Em estúdio, outras canções iam ganhando forma. E entre todas um clima de luminosidade e festa... De vibração urbana e noite... Pensavam claramente na América. Nasciam assim as canções de Rio (o título do álbum é o nome de uma mulher, mas a alusão ao Rio de Janeiro era imediata). No lado A do disco juntavam a sua face mais festiva; no lado B, a mais introspectiva e tardia... Como que sugerindo um percurso nocturno, da euforia da dança à ressaca que chega mais tarde...
Todavia, outras duas paragens (nada americanas) entraram em cena antes ainda do álbum editado. Em Abril, ainda as misturas decorriam em Londres, e quatro dos elementos do grupo partiam para o Sri Lanka, acompanhados pelo realizador Russel Mulcahy (com quem haviam já rodado o teledisco de Planet Earth, um ano antes). Com Nick Rhodes a dirigir a etapa final das misturas, Simon Le Bon e os três Taylors (Andy, John e Roger) começaram as rodagens de uma série de telediscos (em concreto para Hungry Like The Wolk, Save a Prayer e Lonely In Your Nightmare)... Nick juntou-se pouco depois, levando já o álbum concluído no bolso. Mais tarde nova viagem "exótica" levou-os a Antígua, onde rodaram o célebre teledisco de Rio (no qual surgem a bordo de um iate) e um outro para Night Boat, um tema do seu primeiro álbum.
Em estúdio, outras canções iam ganhando forma. E entre todas um clima de luminosidade e festa... De vibração urbana e noite... Pensavam claramente na América. Nasciam assim as canções de Rio (o título do álbum é o nome de uma mulher, mas a alusão ao Rio de Janeiro era imediata). No lado A do disco juntavam a sua face mais festiva; no lado B, a mais introspectiva e tardia... Como que sugerindo um percurso nocturno, da euforia da dança à ressaca que chega mais tarde...
Todavia, outras duas paragens (nada americanas) entraram em cena antes ainda do álbum editado. Em Abril, ainda as misturas decorriam em Londres, e quatro dos elementos do grupo partiam para o Sri Lanka, acompanhados pelo realizador Russel Mulcahy (com quem haviam já rodado o teledisco de Planet Earth, um ano antes). Com Nick Rhodes a dirigir a etapa final das misturas, Simon Le Bon e os três Taylors (Andy, John e Roger) começaram as rodagens de uma série de telediscos (em concreto para Hungry Like The Wolk, Save a Prayer e Lonely In Your Nightmare)... Nick juntou-se pouco depois, levando já o álbum concluído no bolso. Mais tarde nova viagem "exótica" levou-os a Antígua, onde rodaram o célebre teledisco de Rio (no qual surgem a bordo de um iate) e um outro para Night Boat, um tema do seu primeiro álbum.
Quando Hungry Like The Wolf chega às lojas, em Maio de 1982 (uma semana antes do álbum Rio), o teledisco com ares de Os Salteadores da Arca Perdida faz a diferença nas televisões.
.
Inaugurada alguns meses antes, a MTV encontrou neste teledisco um dos seus rostos para o ano em curso. Passou-o vezes sem conta. E daí até à desejada conquista da América foi um salto! O single chega rapidamente ao terceiro lugar nos EUA. O álbum apanha-lhe a boleia, atingindo a dupla platina e ficando por mais de 120 semanas na tabela oficial da Billboard.
Tal como acontecera 18 anos antes com os Beatles (noutra proporção, é verdade), o sucesso americano dos Duran Duran e outras bandas em 1982 abriu portas a uma nova "invasão" de figuras pop inglesas. Muitas delas encontrando também na MTV uma rampa de lançamento.
27 anos depois, Rio é recordado como um dos títulos de referência da pop de 80. Algumas das suas canções hoje habitam os alinhamentos dos concertos do grupo. E não faltam versões que sublinham a admiração de outros (as Hole recriaram Hungry Like The Wolf, os Deftones gravaram The Chauffeur)... O disco "americano" virou um clássico.
A presente reedição de Rio surge num formato de duplo CD que acrescenta ao disco original uma série de extras. O CD1, por exemplo, inclui as cinco remisturas de temas do lado A do álbum editadas no mercado americano, onde o grupo era então apresentado como uma nova força nos domínios da música de dança. O CD 2 junta a quatro maquetes das primeiras sessões de trabalho para o álbum (registadas em Agosto de 1981) os lados B dos quatro singles extraídos de Rio e ainda as versões longas ora editadas nos máxi-singles ora nas várias edições do EP Carnival, também editado em 1982. Juntamente com esta reedição de Rio chegou ao mercado um DVD com o histórico concerto dos Duran Duran no Hammersmith Odeon, em 1982. O DVD surge com um CD áudio como complemento, com a gravação do concerto. Entre os extras do DVD contam-se os seis telediscos registados para temas do álbum Rio. Aos quatro singles juntam-se assim os telediscos de Lonely In Your Nightmare (rodado no Sri Lanka) e The Chauffeur (este rodado em Londres).
Imagens do concerto dos Duran Duran no Hammersmith Odeon em 1982. A primeira sequência corresponde ao genérico do DVD, com imagens de bastidores. Segue-se a abertura do concerto, ao som de Rio.
Tal como acontecera 18 anos antes com os Beatles (noutra proporção, é verdade), o sucesso americano dos Duran Duran e outras bandas em 1982 abriu portas a uma nova "invasão" de figuras pop inglesas. Muitas delas encontrando também na MTV uma rampa de lançamento.
27 anos depois, Rio é recordado como um dos títulos de referência da pop de 80. Algumas das suas canções hoje habitam os alinhamentos dos concertos do grupo. E não faltam versões que sublinham a admiração de outros (as Hole recriaram Hungry Like The Wolf, os Deftones gravaram The Chauffeur)... O disco "americano" virou um clássico.
A presente reedição de Rio surge num formato de duplo CD que acrescenta ao disco original uma série de extras. O CD1, por exemplo, inclui as cinco remisturas de temas do lado A do álbum editadas no mercado americano, onde o grupo era então apresentado como uma nova força nos domínios da música de dança. O CD 2 junta a quatro maquetes das primeiras sessões de trabalho para o álbum (registadas em Agosto de 1981) os lados B dos quatro singles extraídos de Rio e ainda as versões longas ora editadas nos máxi-singles ora nas várias edições do EP Carnival, também editado em 1982. Juntamente com esta reedição de Rio chegou ao mercado um DVD com o histórico concerto dos Duran Duran no Hammersmith Odeon, em 1982. O DVD surge com um CD áudio como complemento, com a gravação do concerto. Entre os extras do DVD contam-se os seis telediscos registados para temas do álbum Rio. Aos quatro singles juntam-se assim os telediscos de Lonely In Your Nightmare (rodado no Sri Lanka) e The Chauffeur (este rodado em Londres).
Imagens do concerto dos Duran Duran no Hammersmith Odeon em 1982. A primeira sequência corresponde ao genérico do DVD, com imagens de bastidores. Segue-se a abertura do concerto, ao som de Rio.