sábado, outubro 03, 2009

Gustavo Dudamel chega hoje a Los Angeles

É hoje que o maestro venezuelano Gustavo Dudamel assume, aos 28 anos, os destinos da Filarmónica de Los Angeles. O mais bem sucedido dos músicos já formados pelo sistema de orquestras juvenis criado no seu país natal nos anos 70, Gustavo Dudamel é já há algum tempo o maestro titular da Orquestra Simón Bolívar (criada pelo mesmo programa educacional venezuelano), com quem já gravou uma série de títulos para o catálogo da Deutsche Grammophon, um deles - Fiesta! - apontado em várias listas de discos do ano em 2008. À imprensa Dudamel deixou a promessa de levar um público mais jovem e menos elitista às salas de concerto. “O mais importante é trazer toda a comunidade à música”, afirmou, sublinhando que todo este seu desejo “pode parecer romântico, ou mesmo uma loucura, mas há sonhos que se podem realizar”. A sua experiência pessoal, que partiu de um sistema de ensino de música para jovens de classes economicamente desfavorecidas constitui, logo à partida, um argumento em favor desta sua visão. A juventude, comunicabilidade e mesmo entrega física do maestro ao seu trabalho e às orquestras com quem trabalha têm-lhe valido frequentes comparações com o grande Leonard Bernstein. De resto, em Fiesta! já Dudamel deixou um primeiro sinal de admiração por esse grande maestro e compositor norte-americano ao incluir no alinhamento um excerto de West Side Story.
.
A estreia “oficial” de Dudamel com a Filarmónica de Loa Angeles está marcada para o Walt Disney Concert Hall no próximo dia 8, num concerto onde será interpretada a Sionfonia Nº 1 de Mahler e terá estreia mundial City Noir de John Adams.
Hoje, contudo, tem lugar um concerto gratuito de boas vindas, no qual são esperadas 18 mil pessoas. Sob a designação Bienvernido Gustavo, o programa é, mais que um concerto, uma jornada de música no Hollywood Bowl por onde vão passar, durante a tarde, nomes como os de Flea (dos Red Hot Chilli Peppers), Herbie Hancock ou Taj Mahal. À noite, Dudamel dirige a Filarmónica de Los Angeles numa 9ª de Beethoven. O concerto poderá ser visto em directo no site oficial da LA Philarmonic e, amanhã todas as actuações da tarde estarão também ali disponíveis para visita virtual.



Um vídeo promocional, produzido para a Filarmónica de Los Angeles e que assinala a chegada a Los Angeles de Gustavo Dudamel.