Olhar e escutar. Música. Cinema. E os espaços em volta.
sábado, outubro 03, 2009
Gustavo Dudamel chega hoje a Los Angeles
É hoje que o maestro venezuelano Gustavo Dudamel assume, aos 28 anos, os destinos da Filarmónica de Los Angeles. O mais bem sucedido dos músicos já formados pelo sistema de orquestras juvenis criado no seu país natal nos anos 70, Gustavo Dudamel é já há algum tempo o maestro titular da Orquestra Simón Bolívar (criada pelo mesmo programa educacional venezuelano), com quem já gravou uma série de títulos para o catálogo da Deutsche Grammophon, um deles - Fiesta! - apontado em várias listas de discos do ano em 2008. À imprensa Dudamel deixou a promessa de levar um público mais jovem e menos elitista às salas de concerto. “O mais importante é trazer toda a comunidade à música”, afirmou, sublinhando que todo este seu desejo “pode parecer romântico, ou mesmo uma loucura, mas há sonhos que se podem realizar”. A sua experiência pessoal, que partiu de um sistema de ensino de música para jovens de classes economicamente desfavorecidas constitui, logo à partida, um argumento em favor desta sua visão. A juventude, comunicabilidade e mesmo entrega física do maestro ao seu trabalho e às orquestras com quem trabalha têm-lhe valido frequentes comparações com o grande Leonard Bernstein. De resto, em Fiesta! já Dudamel deixou um primeiro sinal de admiração por esse grande maestro e compositor norte-americano ao incluir no alinhamento um excerto de West Side Story. .
A estreia “oficial” de Dudamel com a Filarmónica de Loa Angeles está marcada para o Walt Disney Concert Hall no próximo dia 8, num concerto onde será interpretada a Sionfonia Nº 1 de Mahler e terá estreia mundial City Noir de John Adams. Hoje, contudo, tem lugar um concerto gratuito de boas vindas, no qual são esperadas 18 mil pessoas. Sob a designação Bienvernido Gustavo, o programa é, mais que um concerto, uma jornada de música no Hollywood Bowl por onde vão passar, durante a tarde, nomes como os de Flea (dos Red Hot Chilli Peppers), Herbie Hancock ou Taj Mahal. À noite, Dudamel dirige a Filarmónica de Los Angeles numa 9ª de Beethoven. O concerto poderá ser visto em directo no site oficial da LA Philarmonice, amanhã todas as actuações da tarde estarão também ali disponíveis para visita virtual.
Um vídeo promocional, produzido para a Filarmónica de Los Angeles e que assinala a chegada a Los Angeles de Gustavo Dudamel.