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Uma das mais interessantes formas de caracterização do tempo e lugar usadas pelo realizador Gregor Jordan chega através da música. Não necessariamente na figura de Bryan Metro (à sua maneira, um parente desencantado e pós-punk de um Brian Slade do Velvet Goldmine, de Todd Haynes). Mas na presença de elementos de época na banda sonora, como por exemplo acontece na sequência de abertura ao som de Simple Minds (na fase em que eram uma banda interessante), mais tarde passando ainda pelos Wang Chung ou A Flock Of Seagulls, ou através de planos que passam por ecrãs de televisão onde vemos excertos de telediscos dos Men Without Hats ou Gary Numan. Afinal, a MTV era coisa recente, com sabor a novidade para quem estava em sintonia com os tempos.
Aqui ficam alguns exemplos da interessante relação do filme com a pop enquanto cenário e marca de tempo que enquadra a acção:
Este é o teledisco de Cars, um dos singles-chave na afirmação de Gary Numan como uma das primeiras figuras de sucesso da pop feita com electrónicas, em 1979. Um excerto do teledisco surge, num ecrã de TV, numa cena do filme
O teledisco de Safety Dance (1982), dos canadianos Men Without Hats é outra das janelas abertas à memória pop de inícios de 80. Tal como o de Gary Numan surge num plano que passa por um ecrã de televisão.
A fechar este tríptico pop sugerido pela banda sonora de Os Informadores, os Simple Minds, em New Gold Dream, tema-título do seu álbum de 1982 que serve de base ao genérico do filme. A canção não foi editada como single nem teve nunca um teledisco, pelo que aqui a evocamos em versão tocada, na época, no programa televisivo The Tube. Esta actuação televisiva pode ser vista: aqui