segunda-feira, outubro 12, 2009

100 cartazes de filmes

The Sin of Nora Moran (1933), de Phil Goldstone — drama policial do começo do período do sonoro, produzido pela Majestic Pictures, é um daqueles títulos que podem simbolizar uma época de profundas transformações, ao mesmo tempo que existem num território difuso, mais ou menos esquecido (a Amazon americana regista a respectiva edição em DVD, recuperando as sessões duplas da época, em conjunto com Prison Train, um título de 1938).
A evocação do filme justifica-se pelo seu... cartaz. De facto, no seu site, T. C. Candler, crítico (e jogador de poker!) de origem inglesa, a viver nos EUA, propõe a sua lista dos melhores 100 cartazes de filmes de sempre — The Sin of Nora Moran ocupa o nº 1. É uma bela homenagem a um estilo de grafismo que (ainda) integrava as técnicas tradicionais do desenho e da pintura. Para além das singularidades do olhar — naturalmente interessantes —, poderá dizer-se que a lista é tendencialmente anglo-saxónica, com reduzida representação europeia (os soviéticos?) e asiática. Mas não se trata de "corrigir" uma amostragem que, como é óbvio, vale por si e está cheia de magníficos, por vezes lendários, objectos. O "top 3" é completado por Beleza Americana (1999), de Sam Mendes, e Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino. Entre as preciosidades expostas, destaque para Anatomia de um Crime (1959), de Otto Preminger (nº 39), Tristana (1970), de Luis Buñuel (nº 70), e Gun Crazy/Mortalmente Perigosa (1950), de Joseph H. Lewis (nº 97).