quinta-feira, setembro 03, 2009

O primeiro grande êxito

Discografia Beatles - 2
'Please Please Me' (single), 1963

O segundo single dos Beatles, lançado em Janeiro de 1963, correspondeu às previsões do produtor George Martin: seria o seu primeiro grande êxito. Please Please Me, composto por John Lennon algum tempo antes (com jogos de palavras de canções de Roy Orbison e Bing Crosby como ponto de partida), foi das primeiras composições apresentadas a George Martin, que logo sugeriu algumas alterações, entre as quais um acelerar do tempo… De regresso ao estúdio os Beatles apresentaram uma versão consideravelmente, que gravaram numa mesma sessão. Ask Me Why, outro original, foi o tema escolhido para o lado B.
Please Please Me teve maior impacte que o anterior Love Me Do, que na verdade tinha sido editado numa altura em que o grupo tinha ainda compromissos em Hamburgo. Disponíveis para a promoção, levaram a canção ao nº 2 no Reino Unido. Nos EUA o single foi inicialmente rejeitado pela Capitol Records, e lançado pela Vee Jay. A primeira edição americana apresenta um erro tipográfico na etiqueta, apresentando a banda como The Beattles (com dois “t”), o que hoje faz desses exemplares errados verdadeiras pérolas de colecção.