terça-feira, agosto 11, 2009

"Jazz em Agosto": filmar, escutar

Belo filme (e belo cartaz!): Imagine the Sound (1981), de Ron Mann, preencheu a segunda e última sessão cinematográfica do "Jazz em Agosto", convocando-nos para uma viagem através do jazz da década de 60, através de quatro nomes essenciais: Cecil Taylor, Paul Bley, Archie Shepp e Bill Dixon — e se outras razões não houvesse, os solos de piano de Cecil Taylor registados por Mann bastariam para conferir ao filme a dimensão de um genuíno clássico.
Até certo ponto, Imagine the Sound pode ser definido como um documentário mais ou menos tradicional, com números musicais entrecortados por entrevistas. O certo é que há nele uma energia rara que talvez possa resumir-se através de dois pressupostos de trabalho: primeiro, as conversas nascem de uma capacidade de escuta que confere a cada depoimento a vivacidade de um verdadeiro pensamento em acção (exemplo curiosíssimo: o modo como Paul Bley fala de certos grupos sem bateria e do abandono da noção original de "secção rítmica"); depois, cada momento musical é tratado através de várias câmaras que não procuram nenhum efeito "televisivo", antes mantêm a sua dinâmica de olhar documental. Além do mais — como se pode ler no site das Sphinx ProductionsImagine the Sound foi objecto de um cuidadoso restauro que, não só conservou as peculiaridades da película de 16 mm, como permitiu transferir a banda sonora para HD.