sábado, agosto 08, 2009

Capa (e variações)

Foi há 40 anos. A 8 de Agosto de 1969 os Beatles saiam à rua, perto do estúdio onde gravaram a esmagadora maioria da sua obra, para ser fotografados para a capa de um novo disco (o último que gravaram). O álbum tinha conhecido outro título de trabalho, mas acabaram por escolher o nome do estúdio… Simplesmente, Abbey Road. Às onze e meia da manhã pediram para parar o trânsito alguns metros acima e caminharam pela passadeira para um lado e para o outro, captados pelo fotógrafo Iain MacMillan que imortalizou o momento. O disco sairia em finais de Setembro, mostrando a capa nada mais que a fotografia… A imagem mora hoje entre a iconografia mais marcante da história da culotura popular. E ao longo dos anos muitas foram as citações que gerou, de simples variações com outras personagens a capas de outros, pensadas em jeito de homenagem. Aqui ficam alguns exemplos:
.
.
.

E começamos com quatro exemplos concretos de evidentes homenagens a uma foto que transformou num ícone feitas em capas de outros discos. Desde os heróis da Rua Sésamo (num álbum apropriadamente intitulado Sesame Road) até a Late Orchestration de Kanye West, passando pela "cover" do Abbey Road EP dos Red Hot Chilli Peppers e uma gravação de transcrições para piano de peças de Bach... em Abbey Road. E dos discos seguimos agora para outro tipo de variações em torno da mesma fotografia dos Beatles:
.




E, a fechar, as variações... Começamos com Lego... Depois a família Simpson, em imagem usada numa capa da Rolling Stone. Ainda a homenagem de Quino, com os heróis de Mafalda. E os amigos de Pocoyo... Todos passaram por Abbey Road!

Hoje de manhã uma outra homenagem terá lugar na própria Abbey Road, em Londres, onde o estúdio e a passadeira ainda residem. Espera-se muita, muita gente, a atravessar a passadeira como John, Paul, George e Ringo o fizeram há 40 anos...