O seu nome é indissociável de um dos clássicos que abre as portas do moderno cinema americano: On the Waterfront/Há Lodo no Cais (1954) foi realizado por Elia Kazan a partir de um argumento de sua autoria — Budd Schulberg morreu em sua casa, em Westhampton Beach, Nova Iorque, contava 95 anos.
Schulberg escreveu mais um argumento para Kazan: A Face in the Crowd/Um Rosto na Multidão (1957). O seu romance The Harder They Fall (1947), sobre os bastidores do mundo do boxe, foi adaptado ao cinema em 1956, embora neste caso Schulberg não tenha sido o argumentista — o respectivo filme (entre nós A Queda de um Corpo), dirigido por Mark Robson, seria a derradeira interpretação de Humphrey Bogart. What Makes Sammy Run (1941), sobre a ascenção e queda de um rapaz judeu nascido no gueto, é o seu livro mais famoso, tendo dado origem a versões, tanto nos palcos da Broadway como na televisão.
Schulberg foi um dos nomes de Hollywood que, em 1951, testemunhou na Comissão para as Actividades Anti-Americanas: apresentou-se voluntariamente, afirmando que tinha sido membro do Partido Comunista entre 1936 e 1939, citando nomes de personalidades do mundo do cinema com simpatias comunistas — desiludido pelo facto de Estaline ter assinou um pacto com Hitler, acabaria por deixar o partido quando tentaram que ele escrevesse What Makes Sammy Run com uma "mensagem" comunista.
>>> Obituário em The New York Times.
>>> Obituário em The New York Times.