sábado, julho 18, 2009

Walter Cronkite (1916 - 2009)

CBS Evening News
20 de Julho de 1969

Foi o jornalista que ficou para a história como aquele em quem o povo podia confiar: "the most trusted man in America"; o Presidente Obama definiu-o como símbolo modelar de "uma indústria de ícones" — Walter Cronkite faleceu a 17 de Julho, contava 92 anos.
Tendo começado na rádio WKY (Oklahoma City), Cronkite teve a sua grande e decisiva viragem profissional quando, em 1950, entrou para a CBS, convidado por Edward R. Murrow, então figura marcante da estação (essa época está evocada no filme Boa Noite, e Boa Sorte, realizado por George Clooney em 2005; David Strathairn interpreta a personagem de Murrow). Quer isto dizer que Cronkite é produto de um jornalismo de raiz liberal, intransigentemente empenhado no conhecimento dos factos e na defesa da dignidade humana.
Em 1952, os seus trabalhos nas convenções dos partidos Democrata e Republicano impuseram um novo modelo de reportagem. Mas seria como apresentador do noticiário CBS Evening News (1962-1981) que Cronkite forjaria a sua imagem de marca: a de um apresentador atento às nuances das informações, mantendo sempre uma relação de proximidade afectiva com o espectador.
A notícia da morte do Presidente Kennedy, a guerra do Vietname, a chegada do homem à Lua ou o escândalo Watergate foram acontecimentos que entraram no imaginário americano também através das notícias apresentadas por Cronkite. Retirou-se do CBS Evening News a 6 de Março de 1981, tendo-lhe sucedido Dan Rather. Alguns anos depois, o sector de estudos jornalísticos da Universidade do Arizona recebeu a designação de The Walter Cronkite School of Journalism.

>>> 22 de Novembro de 1963: a notícia da morte de John Kennedy.



>>> Evocação de Walter Cronkite por Barack Obama.



>>> Obituário em The New York Times.
>>> Walter Cronkite em
The Huffington Post.
>>> Universidade do Arizona:
The Walter Cronkite School of Journalism.