domingo, julho 12, 2009

Meditações ao luar

O norte-americano Jon Hassell (n. 1937) é autor de uma obra que, com 32 anos de vida discográfica, ainda mantém uma identidade acima das fronteiras de género, desafiando códigos, convocando referências, reinventando-as ao sabor do desejo e do prazer de experimentar. Nem mesmo o vasto conceito de “quarto mundo”, que desenvolveu em inícios dos anos 80, serve de espaço limitador às visões de um esteta que assimilou os ensinamentos dos minimalistas, que não escondeu nunca uma curiosidade pelas periferias do jazz, que já mergulhou na essência da cultura hip hop (no fundamental Dressing For Pleasure, de 1994) ou que experimentou com Brian Eno e Daniel Lanois os códigos do espaço habitualmente entendidos em domínios ‘ambient’ (em Power Spot, de 1986). Last Night The Moon Came Dropping Its Clothes In The Street, o seu segundo álbum na presente década, segue uma linha narrativa encetada pelo anterior Maarifa Street (2005). Toma por título um pensamento de Jalaluddin Rumi (século XIII) e apresenta uma colecção de dez quadros meditativos que traduzem a personalidade viva do grupo de músicos que o tem acompanhado nos últimos tempos. Quase todas as peças são gravadas em takes ‘live’, respirando além da sugestão de espaço uma noção de corpo que o vive. A noção de “montagem”, como soma ponderada de acontecimentos e experiências vividas, mora na essência de um disco que junta assim à identidade da composição a presença física dos que lhe dão forma. Isto sem alguma vez secundarizar a presença evidente da personalidade que Hassell transmite como trompetista… O álbum opta contudo pela exploração de uma visão de conjunto como identidade central de uma ideia que tem na magnífica paisagem ambiental do tema título uma das muitas pontes entre tempos de que vive este disco, neste caso concreto evocando texturas que recordam trabalhos (de outros tempos) em parceria com Brian Eno.