quarta-feira, julho 15, 2009

A estupidez segundo Madonna

Que fazer com tantas imagens? Como escapar à prisão analítica das televisões que nos obrigam a problematizar todas as as questões iconográficas a partir de oposições maniqueístas? Como fugir do "pró e contra", do "verdade ou mentira"?
Para a nova fase da 'Sticky and Sweet Tour', Madonna tem uma remontagem das imagens do interlúdio Get Stupid. E o menos que se pode dizer é que os resultados passam por três contundentes respostas àquelas perguntas:
1 - refazer o modo de apresentação: mostrar imagens não é expor candidamente uma matéria neutra, mas converter e reconverter sem cessar os seus contextos e significações;
2 - combater a indiferença: não acumular imagens mais ou menos intermutáveis, mas escolher lugares e efeitos precisos para cada uma delas;
3 - recusar o cinismo: ninguém é neutro quando mostra, desloca, refaz uma imagem — ao contrário do que proclama a puerilidade televisiva, através das imagens estamos sempre a ser políticos, isto é, a (re)figurar relações com os outros.