quinta-feira, junho 25, 2009

Michael Jackson (1958 - 2009)

Martin Scorsese
Teledisco de "Bad"
1987

Michael Jackson foi vítima de uma paragem cardíaca na sua casa de Los Angeles — transportado para o hospital da UCLA, viria a falecer às 14h26, hora local, do dia 25 de Junho. O Rei da Pop tinha 50 anos.

>>> Obituário no jornal The New York Times.
>>> Obituário no jornal
Le Monde.
>>> Obituário na
BBC.

>>> Michael Jackson no Rock and Roll Hall of Fame.
>>> Site oficial de Michael Jackson.

Efeito cruel do nosso mundo televisivo. Há vozes, claro, que insistem em não perder de vista o facto de Michael Jackson nos legar uma imensa, fascinante e, em muitos aspectos, revolucionária herança musical. Em todo o caso, prevalece esse efeito global de "consultório psicológico" a que, por causa da tabloidização do mundo, se vão submetendo muitas formas de jornalismo. Que é como quem diz: a televisão funciona (por vezes por pura candura de quem a apresenta ou encena) como uma máquina que se julga dotada — e, sobretudo, no momento da morte de alguém, automaticamente dotada — para traçar memórias íntimas de outros, difundir rapidíssimos perfis psicológicos e, em última instância, extrair um saldo moral(ista) das singularidades da vida de cada um.
Escusado será dizer que, neste labirinto de factos crus e especulações que podem ir do razoável ao mais grosseiro despudor, o próprio Michael Jackson não emerge como uma figura neutra. Muito pelo contrário, aliás: ele é mesmo uma das encarnações mais genuínas de um tempo em que a globalização do espectáculo acontece através de uma reconversão de todos os parâmetros que definem uma estrela — da criação formal à relação com a tecnologia, da exposição pública ao imaginário privado. O seu génio viveu e conviveu com tudo isso, por vezes em apoteose, outras vezes nas imediações do drama e da tragédia.
Com três canções e três telediscos de 1983 — Beat It, Billie Jean e Thriller —, Jackson entrou para a história como um dos fundadores de um capítulo do entertainment que, com propriedade, podemos chamar de era da MTV (cujas emissões se iniciaram em 1981). Provavelmente, no dia 25 de Junho de 2009, essa era acabou. Com uma tristeza que não cabe em nenhum ecrã.