quinta-feira, junho 04, 2009

Das grafonolas ao digital

Gravações de finais dos anos 20 e inícios dos anos 30 de Ercília Costa e de Maria Alice, e um conjunto de temas originalmente registados por Amália Rodrigues nos anos 50, correspondem aos três primeiros volumes de uma nova série de edições discográficas que esta semana chega às lojas. Com o título Arquivos do Fado, a série, com coordenação executiva de José Moças e João Afonso e editada pela Farol, apresenta fonogramas históricos digitalmente restaurados.

Estamos assim, além do reencontro com gravações históricas de Amália Rodrigues, perante o reencontro com duas vozes marcantes do fado na primeira metade do século XX. Ercília Costa (1902-1985) foi a primeira fadista portuguesa a ter grande exposição internacional, tendo realizado digressões em França, Estados Unidos e Brasil, e mantido também uma carreira como actriz de revista e, mais tarde, no cinema. As suas gravações são quase todas anteriores a 1950 e, por isso, um tanto esquecidas nos nossos dias. No disco agora editado são recuperados o seu histórico Fado de Alfama, entre outros, em gravações de 1920 e 1930. Maria Alice (1904-1997) foi outra das primeiras vozes do fado a conhecer gravação. Cantou em diversas casas de fado e chegou a actuar no Brasil. O disco desta colecção que lhe é dedicado recorda-a em gravações efectuadas entre 1929 e 1931. Já o volume dedicado a Amália Rodrigues revela outra etapa na história do fado, recuperando uma série de gravações editadas em discos de 78 rotações originalmente lançados entre 1953 e 58, e que correspondem a uma etapa de grande projecção internacional da sua carreira.
Esta nova colecção surge após mais de uma década de investigação entre colecções privadas, arquivos públicos e alfarrabistas. Como explica depois Maria de São José Côrte-Real no booklet de um dos volumes da colecção, "a qualidade sonora dos fonogramas originais das grandes empresas discográficas da época a operar em Portugal e no Brasil (...) foi agora refinada". Os discos foram submetidos a um processo de tratamento áudio que mantém as características técnicas das gravações de então, "de modo a oferecer a máxima fidelidade possível relativamente ao som captado na época". O objectivo principal desta nova série é o de "dar a conhecer ao grande público uma parte significativa e totalmente desconhecida das gravações realizadas em Portugal desde o seu ponto de partida", no início do século XX.
PS. Versão editada de um artigo publicado no DN a 1 de Junho