Com a vitória de Das Weisse Band, de Michael Haneke, o júri do 62º Festival de Cannes, presidido por Isabelle Huppert, teve a coragem elementar de distinguir um grande filme europeu -- e empenhado em lidar com os fantasmas da história europeia.
Foi também uma noite grande para o cinema português, sobretudo se entendermos que a identidade desse cinema passa por todos os filmes que invistam numa metódica resistência à formatação televisiva: Arena, de João Salaviza, ganhou a Palma de Ouro da secção de curtas-metragens, prémio atribuído por um júri presidido por John Boorman.
Foi o seguinte o palmarés oficial:
* PALMA DE OURO
— Das Weisse Band, de Michael Haneke (Alemnha)
* GRANDE PRÉMIO
— Un Prophète, de Jacques Audiard (França)
* PRÉMIO EXCEPCIONAL DO JÚRI
— Alain Resnais [foto]
* INTERPRETAÇÃO FEMININA
— Charlotte Gainsbourg, em Antichrist, de Lars von Trier (Suécia)
* INTERPRETAÇÃO MASCULINA
— Christoph Waltz, em Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino (EUA)
* REALIZAÇÃO
— Brillante Mendonza, por Kynatai (Filipinas)
* ARGUMENTO
— Mei Feng, por Spring Fever, de Lou Ye (Chinaa)
* PRÉMIO DO JÚRI (ex-aequo)
— Fish Tank, de Andrea Arnold (Reino Unido)
— Thirst, de Chan Wook-Park (Coreia do Sul)
* Prémio Vulcain / Comissão Superior Técnica da Imagem e do Som
— Aitor Berenguer, técnico de som de Map of the Sounds of Tokyo, de Isabel Coixet (Espanha)
Curtas-metragens
* PALMA DE OURO
— Arena, de João Salaviza [foto] (Portugal)
— MENÇÃO ESPECIAL: The Six Dollar Fifty Man, de Mark Albiston e Louis Sutherland (Nova Zelândia)
Câmara de Ouro
O júri da Câmara de Ouro (que escolhe a melhor primeira obra de todas as secções do certame) foi presidido pelo actor e realizador Roschdy Zem (França).
* CÂMARA DE OURO
— Samson and Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)
— MENÇÃO ESPECIAL: Ajami, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel/Alemanha)
"Un Certain Regard"
O júri da secção "Un Certain Regard" foi presidido pelo realizador italiano Paolo Sorrentino.
* Prémio ‘Un Certain Regard’ – Fondation Groupama Gan pour le Cinema
— Dogtooth, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
* Prémio do Júri
— Police, Adjectiv, de Corneliu Porumboiu (Roménia)
* Premio Especial do Júri (ex-aequo)
— No One Knows About Persian Cats, de Bahman Ghobadi (Irão)
— Le Père de Mes Enfants, de Mia Hansen-Love (França)
Foi também uma noite grande para o cinema português, sobretudo se entendermos que a identidade desse cinema passa por todos os filmes que invistam numa metódica resistência à formatação televisiva: Arena, de João Salaviza, ganhou a Palma de Ouro da secção de curtas-metragens, prémio atribuído por um júri presidido por John Boorman.
Foi o seguinte o palmarés oficial:
* PALMA DE OURO
— Das Weisse Band, de Michael Haneke (Alemnha)
* GRANDE PRÉMIO
— Un Prophète, de Jacques Audiard (França)
* PRÉMIO EXCEPCIONAL DO JÚRI
— Alain Resnais [foto]
* INTERPRETAÇÃO FEMININA
— Charlotte Gainsbourg, em Antichrist, de Lars von Trier (Suécia)
* INTERPRETAÇÃO MASCULINA
— Christoph Waltz, em Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino (EUA)
* REALIZAÇÃO
— Brillante Mendonza, por Kynatai (Filipinas)
* ARGUMENTO
— Mei Feng, por Spring Fever, de Lou Ye (Chinaa)
* PRÉMIO DO JÚRI (ex-aequo)
— Fish Tank, de Andrea Arnold (Reino Unido)
— Thirst, de Chan Wook-Park (Coreia do Sul)
* Prémio Vulcain / Comissão Superior Técnica da Imagem e do Som
— Aitor Berenguer, técnico de som de Map of the Sounds of Tokyo, de Isabel Coixet (Espanha)
Curtas-metragens
* PALMA DE OURO
— Arena, de João Salaviza [foto] (Portugal)
— MENÇÃO ESPECIAL: The Six Dollar Fifty Man, de Mark Albiston e Louis Sutherland (Nova Zelândia)
Câmara de Ouro
O júri da Câmara de Ouro (que escolhe a melhor primeira obra de todas as secções do certame) foi presidido pelo actor e realizador Roschdy Zem (França).
* CÂMARA DE OURO
— Samson and Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)
— MENÇÃO ESPECIAL: Ajami, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel/Alemanha)
"Un Certain Regard"
O júri da secção "Un Certain Regard" foi presidido pelo realizador italiano Paolo Sorrentino.
* Prémio ‘Un Certain Regard’ – Fondation Groupama Gan pour le Cinema
— Dogtooth, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
* Prémio do Júri
— Police, Adjectiv, de Corneliu Porumboiu (Roménia)
* Premio Especial do Júri (ex-aequo)
— No One Knows About Persian Cats, de Bahman Ghobadi (Irão)
— Le Père de Mes Enfants, de Mia Hansen-Love (França)