No seu espaço dedicado a cinema & música, o Indie Lisboa revela hoje Aldina Duarte: Princesa Prometida, um documentário de Manuel Mozos elaborado a partir de uma ideia de Maria João Seixas.
Nas muitas convulsões que têm agitado o "re-nascimento" do fado, Aldina Duarte permanece como uma voz que não transige com "moderni-zações" feitas em nome da suposta necessidade de conquistar novos ouvintes/espectadores. E o que conta nesta postura não é apenas o valor moral da intransigência: é também — é mesmo sobretudo — a noção primordial de que o fado pressupõe a irredutibilidade de uma voz que, na sua singularidade, dir-se-ia no seu egoísmo, desenha toda a paisagem circundante (impondo, inclusive, a terna submissão dos instrumentos aos desígnios dessa voz). Nesta perspectiva, pode dizer-se que Aldina revaloriza a noção de que o fado nasce de um jogo ambivalente, necessariamente perverso, entre a sinceridade do canto e a teatralidade da sua exposição. O fado Princesa Prometida, que empresta o título ao documentário, é um excelente exemplo de tal dinâmica criativa.
>>> INDIE LISBOA: hoje, 21h45, Cinema São Jorge.
Nas muitas convulsões que têm agitado o "re-nascimento" do fado, Aldina Duarte permanece como uma voz que não transige com "moderni-zações" feitas em nome da suposta necessidade de conquistar novos ouvintes/espectadores. E o que conta nesta postura não é apenas o valor moral da intransigência: é também — é mesmo sobretudo — a noção primordial de que o fado pressupõe a irredutibilidade de uma voz que, na sua singularidade, dir-se-ia no seu egoísmo, desenha toda a paisagem circundante (impondo, inclusive, a terna submissão dos instrumentos aos desígnios dessa voz). Nesta perspectiva, pode dizer-se que Aldina revaloriza a noção de que o fado nasce de um jogo ambivalente, necessariamente perverso, entre a sinceridade do canto e a teatralidade da sua exposição. O fado Princesa Prometida, que empresta o título ao documentário, é um excelente exemplo de tal dinâmica criativa.
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