No piso inferior da Saatchi Gallery, onde na semana passada aqui "visitámos" a exposição Unveiled: New Art From The Middle East, podemos ainda ver uma peça que integrava a exposição que a galeria acolheu antes da que hoje ali nos mosrtra os novos artistas do Médio Oriente. Trata-se de Old Peoples Homes, da dupla chinesa Sun Yan (n. 1972) e Peng Yu (n. 1974), apresentada há alguns meses como parte da mostra The Revolution Continues: New Chinese Art.
Old Peoples Homes é uma instalação dinâmica que, como sugere o próprio site da galeria, se pode descrever como algo “grotesca”. Numa sala vemos uma série de figuras humanas em tamanho real. Figuras de homens de idade avançada, sentados em cadeiras de rodas (eléctricas, que se movimentam constantemente), sugerindo o que podem parecer velhos líderes, agora reduzidos à condição de existir, juntos, numa sala onde nada mais acontece senão os seus movimentos, sem aparente destino.
A dupla de artistas que assinam esta peça já foi várias vezes descrita como controversa, muitas vezes pelo tipo de materiais que emprega nas suas obras, desde tecido adiposo humano a animais vivos... Nessa perspectiva, Old Persons Homes não será talvez a mais “controversa” das suas obras. Mas é impossível ficar indiferente quando se passa por esta sala.