domingo, março 15, 2009

Memórias do Holocausto

Jeff Goldblum interpreta Adam Stein, habitante de uma instituição vocacionada para a recolha e acompanhamento de sobreviventes do Holocausto — o filme, Adam Renascido, excede, assim, a lógica tradicional do "filme-de-guerra", mesmo se, através de vários flashbacks, ficamos a conhecer o modo como Adam foi humilhado por Klein (Willem Dafoe), o oficial nazi que comandava o campo de concentração onde esteve preso. Trata-se, afinal, de perguntar como é possível sobreviver sem alienar a sua própria identidade no labirinto das memórias, na sua deriva entre a nitidez dos factos e o assombramento dos fantasmas.
Realizado por Paul Schrader, o cineasta de American Gigolo (1980), Cat People (1982) e Mishima (1985), Adam Renascido relança um tema central no universo do realizador: o de saber o que significa viver através de uma verdade que nos transcende e que, momento a momento, questiona a nossa dimensão humana. Convirá acres-centar, a esse propósito, que Schrader é também autor ou co-autor de argumentos de filmes que, obsessivamente, lidam com esse mesmo tema — a saber: Taxi Driver (1976), Touro Enraivecido (1980) e A Última Tentação de Cristo (1988), todos eles, hélas!, dirigidos por Martin Scorsese. Aliás, a questão da transcendência é inerente à formação teórica de Schrader, já que ele é autor do ensaio Transcendental Style in Film: Ozu, Bresson, Dreyer (1972), um clássico dos estudos cinematográficos.
Além do mais, Schrader tem sido um autor ostensivamente marginalizado pelo mercado português: Adam Renascido é o primeiro dos seus filmes a estrear nas salas desde Confron-tação/Affliction, título que vale a James Coburn o Oscar de melhor actor secundário referente a 1999. Desde então, os seus filmes mantêm-se inéditos entre nós ou, então, foram directamente para DVD: é o caso do fabuloso Auto Focus (2002), com Greg Kinnear e Willem Dafoe, retrato de Bob Crane e das suas inovações técnicas e temáticas na televisão americana da década de 1970.

>>>
Site oficial de
Paul Schrader.