Continuamos a visita à exposição Unveiled: New Art From The Middle East, patente neste momento na Saatchi Gallery, em Londres. E vemos hoje obras de dois artistas que, nascidos no Irão, ainda hoje ali residem e trabalham. Começamos com Ahmad Morshedloo (n. 1937). Dele estão expostos dois óleos e um acrílico, entre as três pinturas reconhecendo-se o seu interesse pela exploração do género e da desigualdade social.
Como se explica num dos textos da galeria, Ahmad Morshedloo retrata a sociedade iraniana dos nossos dias com um sentido de responsabilidade que tem em conta a humildade do observador, mas também o seu sentido crítico. O quadro, sem título, que aqui vemos é de dimensões consideráveis (180 x 380) e, como um outro igualmente exposto, junta figuras femininas e masculinas pelas quais se espelham atitudes públicas, sem abdicar da expressão da individualidade.
Shadi Ghadrian (n. 1974) nasceu, vive e trabalha em Teerão. Na Saatchi estão expostas obras de duas séries de sua autoria. Numa delas, a que chamou “Like Everyday”, apresenta uma série de figuras que, como se explica num dos textos que acompanha a exposição, desafiam, segundo uma visão internacional, o papel da mulher numa sociedade islâmica.