sexta-feira, março 06, 2009

Like a virgin?

Foi assim, já lá vai um quarto de século: uma noiva não muito ortodoxa ocupava o palco dos Prémios MTV de 1984, confessando que se sentia "like a virgin / touched for the very first time". Enfim, não foi bem assim. Se repararem com atenção, esta pode ser uma material girl em pose emblemática... mas não é Madonna: é Lindsay Lohan numa das imagens de um portfolio integrado na edição comemorativa dos 70 anos da revista Glamour.
Com Katie Holmes na capa, a Glamour aposta num dos princípios perversos, por-ventura pueris, da vida contemporânea dos ícones — e também dos "candidatos" a ícones. Que é como quem diz: nomear figuras mais ou menos populares para "re-fazerem" memórias de grandes estrelas, isto é, justamente, da sua iconografia. Assim, além de Lohan/Madonna, encon-tramos, por exemplo, Camilla Belle como Mary Tyler Moore, Emma Roberts como Audrey Hepburn e até, noblesse oblige, Alicia Keys em pose de Michelle Obama [apre-sentação em video aqui reproduzido].
A edição especial propõe ainda algumas revisitações mais ou menos revivalistas, por vezes inevitavelmente irónicas, de tendências da moda das últimas sete décadas, desde o guarda-roupa aos cabelos. Para não esquecermos as deliciosas vulnerabilidades deste jogo de imagens, valerá a pena recordar que, quando Madonna cantou assim na MTV, faltavam dois anos para Lindsay Lohan... nascer.