Março de 1989 assinalou, com a edição de 3 Feet High & Rising, um episódio-chave na vida do hip hop. Assim como, dez anos antes, Rappers’ Delight dos Sugarhill Gang, depois de uma primeira etapa essencialmente invisível longe dos seus espaços de berço e afirmação, assinalara a emergência do hip hop como espaço com vitalidade discográfica, o álbum dos De La Soul pode ser visto como novo momento de fronteira. Não necessariamente traçado pela visibilidade mainstream (não faltaram êxitos de dimensão considerável nos anos 80, ao som de nomes como os Run DMC, LL Cool J ou Grandmaster Flash), mas pela complexidade da construção musical de uma nova realidade feita de pedaços de memória colhidos em outros discos, assim como pelos destinos informados e consequentes destas escolhas. E, mais à frente, pela própria resposta das sociedades de direitos de autor à nova dimensão do fenómeno da samplagem, passando a obrigar os músicos a licenciar os nacos de memória “emprestados” de outros artistas.
O álbum de estreia dos De La Soul é um dos monumentos incontornáveis da música de finais de 80 e chegou mesmo a ser considerado pelo Village Voice como o Sgt. Peppers do hip hop. Versátil (nas formas, nos sabores das memórias sampladas, no modo de juntar tempos e registos distintos numa nova realidade comum), o disco revelou também a afirmação de uma atitude que criou seguidores. Era a banda sonora de uma proposta de harmonia, diálogo e paz, em claro contraste com opções mais radicais que na época também ganhavam expressão noutros azimutes ideológicos do hip hop. Usando o humor ao serviço da caracterização de uma atitude séria, as canções, frequentemente optimistas, falam de amor, de moda, de dança, mas por vezes também de inseguranças pessoais e de realidades menos luminosas do quotidiano.
Evocamos os 20 anos do lançamento de 3 Feet High & Rising com Say No Go. Como os demais temas do álbum, Say No Go revela na sua estrutura uma série de samples, entre os quais podemos identificar pedacinhos de I'm Chief Kamanawanalea (We're the Royal Macadamia Nuts), dos The Turtles, Crossword Puzzle dos Sly & The Family Stone, You Got The Best Of My Love dos The Emotions, Baby Let Me Take You (in My Arms) dos Detroit Emeralds ou I Can’t Go for That (No Can Do), da dupla Hall & Oates.