A Berlinale tem hoje por “sede” um conjunto de espaços em volta de Potdstamer Platz. Estamos a menos de um quilómetro, a Sul, das Portas de Brandemburgo, do Reichtag e muito perto, portanto, de Tiergarten. Em tempos esta era uma das portas da cidade, acolhendo directamente a estrada que ligava a Potsdam, a 25 quilómetros de distância. Mais tarde foi uma praça com vida activa, albergando já nos anos 30 exemplos da mais moderna arquitectura berlinense. A guerra devastou a zona e a construção do muro fez dela, depois, um vazio desolado. A queda do muro abriu aqui espaço para a construção. E hoje Potsdamer Platz é um dos núcleos arquitectónicos mais modernos e cativantes de Berlim. Além de albergar hotéis e empresas, acolhe o Berlinale Palast, dois enormes multiplexes de cinema (Cinemax e Cinestar), uma galeria comercial (o Arkaden), a Filmhaus, restaurantes… E uma enorme estação ferroviária (com ligações directas a linhas de U-Bahn e S-Bahn).
Um pormenor da praça central do Sony Center, um dos maiores complexos arquitectónicos desta zona. No subsolo moram as várias salas do Cinestar, um multiplex que recebe algumas importantes projecções das secções Panorama e Forum. Todo o Sony Center, essencialmente feito de metal e vidro, é da responsabilidade do arquitecto Helmut Jahn.
A parede à direita na imagem pertence ao Debis Centre, um dos mais imponentes e belos edifícios de toda a zona de Potsdamer Platz. O projecto é de Renzo Piano. Do outro lado, o gigantesco DaimlerChrysler, que inclui espaços de trabalho e residenciais.