domingo, fevereiro 01, 2009

O (outro) escritório

Exibida entre nós como Os Homens do Presidente, a série televisiva West Wing (1999-2006) é um dos exemplos da melhor ficção televisiva do nosso tempo e um caso notável de cruzamento de ideias entre o mundo da política real e uma construção narrativa pensada para servir uma história contada em episódios. A maiora das situações filmadas decorre na West Wing. Uma West Wing de ficção, onde o real por vezes cede lugar a necessidades do foro pragámtico, tendo em vista o seu fim: uma ficção televisiva. Sem entrar (desta vez) pelos domínios da escrita dos argumentos e diálogos, nem mesmo por terrenos da ideologia (e a série levantou vários debates), centremo-nos nos cenários. E depois de termos passado uma semana a visitar as salas da West Wing real. Começamos pela Sala Oval, talvez a mais correcta das recriações do cenário. Mesmo assim, com “liberdades” pontuais. As duas portas “escondidas” da Sala Oval real dão ali lugar a duas portas iguais às demais. Na imagem, o ex-vice presidente Al Gore, no cenário da Sala Oval, juntamente com os actores Martin Sheen e John Spencer.

Sala central no complexo de espaços que a partir da segunda época foram construídos como um cenário único, a Roosevelt Room desempenha funções semelhantes à da Roosevelt Room real, está situada no mesmo local, mas apresenta uma fisionomia diferene. Na West Wing real, esta é uma sala de reuniões interior, portanto, sem janelas. Para servir as necessidades de uma série essencialmente rodada em interiores, a Roosevelt Room de ficção tem mais portas, todas elas envidraçadas. Mesmo ao lado fica a Sala Oval e o gabinete do Chief Of Staff (no local onde hoje é a sala de jantar do presidente mas que, na realidade, ocupou semelhantes funções às da série nos anos 40).

A maior “invenção” da West Wing telelevisiva (entre outras mais, nomeadamente o deslocar da sala de imprensa para um espaço diametralmente oposto ao do real, por impossibilidades práticas) é a Mural Room... Fica situada onde, na realidade, existe o Cabinet Room, sala de reuniões adjacente à sala da secretária do presidente. A Mural Room serve de espaço para ocasionais reuniões e recepções. A sua decoração, com paredes pintadas, evoca a Diplomatic Reception Room, no piso inferior da Residência.