Será Los Angeles um bairro da produção indiana de Bombaim? Ou será que Bollywood está a invadir Hollywood?
As coisas nunca serão tão lineares, nem de tão transparente simbolismo, mas é um facto que a consagração de Slumdog Millionaire/Quem Quer Ser Bilionário? nos Oscars (referentes à produção de 2008) veio abrir ainda mais os caminhos que apontam para um crescente envolvimento da indústria americana — ou anglo-saxónica — com as estruturas cinematográficas & financeiras da Índia.
Um sinal muito directo e, por certo, determinante desse envolvimento é o processo que está a ser negociado pela DreamWorks, de Steven Spielberg, com o grupo indiano Reliance e que poderá envolver nada mais nada menos que mil milhões de dólares (com a DreamWorks agora aliada à Disney, depois do desmantelamento da sua relação com a Universal). Além do mais, escusado será lembrar que a Índia representa um dos maiores mercados mundiais para o cinema, sendo certo que há muito, para a maior parte dos filmes americanos, mais de 50 por cento das receitas são obtidas fora dos EUA.
Perversamente, tudo isto se liga ainda com os índices de rentabilidade dos filmes. Para nos ficarmos por Slumdog e O Estranho Caso de Benjamin Button, valerá a pena referir que o primeiro acumula, para já, receitas globais (160 milhões de dólares) mais de dez vezes superiores aos seus custos (15 milhões), enquanto a bilheteira do segundo não chega a duplicar o seu orçamento de produção (245/150).
>>> A produção/distribuição de Slumdog Millionaire na Variety.
>>> A produção/distribuição de Slumdog Millionaire na Variety.