domingo, janeiro 11, 2009

A sala azul que já foi mais... azul

Hoje visitamos uma das salas do andar de “estado” da Casa Branca o primeiro andar, que corresponde ao nível da porta da fachada Norte, a principal enrtada na Residência. A Sala Azul é uma das três salas “ovais” da mansão, inspiradora portanto da forma da sala que, hoje serve de gabinete executivo do Presidente na ala Oeste. As três salas ovais da residência ocupam a zona central da fachada Sul nos pisos térreo, primeiro e segundo andar. A sala Azul corresponde ao primeiro andar. Abre para o corredor central da mansão, para as adjacentes salas verde e vermelha, e as portas de vidro dão acesso à varanda do chamado South Portico. É uma sala para eventos oficias. Frequentemente é aqui que o Presidente recebe visitantes oficiais, por vezes em almoços ou jantares.

A Sala Azul, como aqui se vê, nesta imagem de 1952, já foi mais azul... O desenho desta sala, como o da Sala Amarela (no piso superior) e a Sala de Recepção de Diplomatas (no inferior) surge logo no projecto original da mansão. Nos primeiros tempos, durante a presidência de John Adams, serviu de entrada Sul na Residência. Durante a remodelação da West Wing, de Roosevelt, o presidente instalou aqui a sua sala... oval.

Em várias administrações esta sala, em local central na mansão, serviu de sala de música. No início do século XX ali havia um piano (como era então hábito em residências de famílias abastadas). Quando apareceram os primeiros gramofones, foi ali que o presidente e família ouviram os primeiros registos de música gravada em disco.