quinta-feira, janeiro 29, 2009

O escritório (parte 4)

Hoje descemos ao piso inferior da West Wing para “visitar” a Situation Room. Na verdade, não se trata de uma sala, mas de um complexo de salas destinadas a reuniões de emergência sobre questões de segurança, havendo todavia alguns espaços essencialmente destinados a videoconferências. Todas estas salas foram remodeladas em 2007. A Conference Room foi dotada de uma série de ecrãs planos nas paredes, permitindo várias ligações. Antes da remodelação, as paredes eram revestidas a madeira. Não era uma boa opção acústica, tendo-se entretanto optado por novas paredes criadas com materiais para servir de forma mais eficaz as comunicações nesta sala.

A Situation Room foi criada por Kennedy, na sequência da crise cubana que então viveu. Para instalar a sala e funcionários adjacentes ao seu serviço decidiu retirar do piso inferior da West Wing uma sala de bowling que ali havia sido mandada construir por Harry Truman.

Harry Truman não era um jogador de bowling, mas deixou que entre os funcionários da Csaa Branca fosse criado um campeonto. Nos anos 70, Nixon construiu uma nova sala de bowling, na cave, exactamente sob a entrada principal na fachada Norte da Residência.