
A grande cozinha da Casa Branca, que prepara os grandes jantares de estado, ocupa parte significativa do piso térreo, no subsolo para a fachada principal, mas ao nível do solo na fachada Sul. A cozinha fica no extremo oeste da mansão, junto à fachada Norte e inclui, além de uma grande zona de trabalho para os seus cinco
chefs e auxiliares, uma sala de frigoríficos, uma despensa e uma sala adjacente, com elevadores para transporte de comida e pratos para o piso superior. A cozinha tem capacidade para servir jantares para 140 convidados ou menus de entradas para mil convidados.

Cada primeira família tem uma relação distinta com a cozinha central. Mamie Eisenhower escolhia ela mesma os menus. Pat Nixon gostava que o
chef a surpreendesse. E Richard Nixon chegou a descer à cozinha para cumprimentar o chef responsável pelo seu primeiro grande jantar o que, pelas memórias do cozinheiro, estava longe de ser habitual.

Nos primeiros tempos, o piso térreo albergava os quartos dos empregados residentes na mansão. A cozinha todavia sempre habitou a mesma área, naturalmente sofrendo adaptações aos tempos. No início do século, uma mesa numa das áreas da grande sala central da cozinha servia as refeições aos empregados.