sexta-feira, janeiro 02, 2009

Alguns filmes para 2009

Estará pronto em 2009 o projecto de Jean-Luc Godard de que se conhece apenas uma hipótese de título (Socialisme)? Será que se confirmam as datas de Outubro para o lançamento de Shutter Island, novo filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, desta vez a partir de um romance de Dennis Lehane? E quando estreará a adaptação de Singularidades de uma Rapariga Loura, de Eça de Queiroz, rodado aos 100 anos por Manoel de Oliveira?
O ano de 2009 está recheado de expectativas, quanto mais não seja porque a temporada dos Oscars, a atribuir no dia 22 de Fevereiro, se afigura muito rica e contrastada. Eis alguns títulos de que, por certo, vamos falar ao longo dos próximos meses (com indicação das datas portuguesas de estreia).

* O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON, de David Fincher — adaptação de um conto de F. Scott Fitzgerald, com Brad Pitt e Cate Blanchett (15 Janeiro).

* FROST/NIXON, de Ron Howard — recriação das entrevistas televisivas concedidas por Richard Nixon a David Frost, no pós-Watergate; para alguns analistas americanos, deverá ser uma das presenças mais fortes nas nomeações para os Oscars (22 Janeiro).

* MILK, de Gus Van Sant — sobre Harvey Milk, supervisor municipal de São Francisco, primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público, em 1977; com Sean Penn (29 Janeiro).

* REVOLUTIONARY ROAD, de Sam Mendes — pelo realizador de Beleza Americana, adaptação do romance de Richard Yates, refazendo o par de Titanic: Leonardo DiCaprio/Kate Winslet (29 Janeiro).

* UM DIA DE CADA VEZ, de Mike Leigh — comédia com assinatura de Mike Leigh (Segredos e Mentiras, Vera Drake), um dos símbolos do moderno realismo britânico (12 Fevereiro).

* CORALINE E A PORTA SECRETA, de Henry Selick — realizado por um colaborador de Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack), anuncia-se como uma experiência invulgar no campo da animação em 3D; com a voz de Dakota Fanning (19 Fevereiro).

* SLUMDOG MILLIONAIRE, de Danny Boyle — filme do ano para o National Board of Review (EUA), do cineasta de Trainspotting: um projecto de interacção (temática e financeira) entre cinema inglês e estúdios indianos que, além do mais, consegue reinventar de forma brilhante as matrizes comuns do melodrama (19 Fevereiro).

* MAN ON WIRE, de James Marsh — documentário sobre a travessia, no arame, em 1974, entre as torres do World Trade Center; melhor documentário de 2008 para o National Board of Review (26 Fevereiro).

* THE WRESTLER, de Darren Aronovsky — Leão de Ouro em Veneza/2008, tem sido celebrado como o grande regresso de Mickey Rourke na personagem de um lutador profissional (5 Março).

* GRAN TORINO, de Clint Eastwood — além de A Troca, este é o outro filme de Eastwood na corrida para os Oscars: de novo com o próprio no papel principal (12 Março).

* CHE: GUERRILHA, de Steven Soderbergh — a espantosa abordagem de Che Guevara por Soderbergh, num registo de insólito intimismo sustentado por uma notável interpretação de Benicio del Toro (19 Março) — trailer no final deste post.

* ANJOS E DEMÓNIOS, de Ron Howard — continuação de O Código Da Vinci, será, em princípio, a abertura simbólica da temporada de Verão (14 Maio).