Estará pronto em 2009 o projecto de Jean-Luc Godard de que se conhece apenas uma hipótese de título (Socialisme)? Será que se confirmam as datas de Outubro para o lançamento de Shutter Island, novo filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, desta vez a partir de um romance de Dennis Lehane? E quando estreará a adaptação de Singularidades de uma Rapariga Loura, de Eça de Queiroz, rodado aos 100 anos por Manoel de Oliveira?O ano de 2009 está recheado de expectativas, quanto mais não seja porque a temporada dos Oscars, a atribuir no dia 22 de Fevereiro, se afigura muito rica e contrastada. Eis alguns títulos de que, por certo, vamos falar ao longo dos próximos meses (com indicação das datas portuguesas de estreia).
* O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON, de David Fincher — adaptação de um conto de F. Scott Fitzgerald, com Brad Pitt e Cate Blanchett (15 Janeiro).
* FROST/NIXON, de Ron Howard — recriação das entrevistas televisivas concedidas por Richard Nixon a David Frost, no pós-Watergate; para alguns analistas americanos, deverá ser uma das presenças mais fortes nas nomeações para os Oscars (22 Janeiro).
* MILK, de Gus Van Sant — sobre Harvey Milk, supervisor municipal de São Francisco, primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público, em 1977; com Sean Penn (29 Janeiro).
* REVOLUTIONARY ROAD, de Sam Mendes — pelo realizador de Beleza Americana, adaptação do romance de Richard Yates, refazendo o par de Titanic: Leonardo DiCaprio/Kate Winslet (29 Janeiro).* UM DIA DE CADA VEZ, de Mike Leigh — comédia com assinatura de Mike Leigh (Segredos e Mentiras, Vera Drake), um dos símbolos do moderno realismo britânico (12 Fevereiro).
* CORALINE E A PORTA SECRETA, de Henry Selick — realizado por um colaborador de Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack), anuncia-se como uma experiência invulgar no campo da animação em 3D; com a voz de Dakota Fanning (19 Fevereiro).
* SLUMDOG MILLIONAIRE, de Danny Boyle — filme do ano para o National Board of Review (EUA), do cineasta de Trainspotting: um projecto de interacção (temática e financeira) entre cinema inglês e estúdios indianos que, além do mais, consegue reinventar de forma brilhante as matrizes comuns do melodrama (19 Fevereiro).
* MAN ON WIRE, de James Marsh — documentário sobre a travessia, no arame, em 1974, entre as torres do World Trade Center; melhor documentário de 2008 para o National Board of Review (26 Fevereiro).
* THE WRESTLER, de Darren Aronovsky — Leão de Ouro em Veneza/2008, tem sido celebrado como o grande regresso de Mickey Rourke na personagem de um lutador profissional (5 Março).
* GRAN TORINO, de Clint Eastwood — além de A Troca, este é o outro filme de Eastwood na corrida para os Oscars: de novo com o próprio no papel principal (12 Março).
* CHE: GUERRILHA, de Steven Soderbergh — a espantosa abordagem de Che Guevara por Soderbergh, num registo de insólito intimismo sustentado por uma notável interpretação de Benicio del Toro (19 Março) — trailer no final deste post.
* ANJOS E DEMÓNIOS, de Ron Howard — continuação de O Código Da Vinci, será, em princípio, a abertura simbólica da temporada de Verão (14 Maio).