Foi a peça decisiva na investigação do caso Watergate, que acabaria por pôr termo ao mandato presidencial de Richard Nixon, a 9 de Agosto de 1974: William Mark Felt, Sr., agente do FBI (1942-1973), faleceu durante o sono, num establecimento hospitalar da Califórnia, contava 95 anos.
Foi Mark Felt quem, secretamente, se empenhou em fornecer sucessivas pistas ao jornalista Bob Woodward, essenciais para esclarecer o envolvimento de Nixon e da sua administração no escândalo Watergate — Woodward e o seu colega Carl Bernstein acabariam por fazer história, nas páginas de The Washington Post, desencadeando uma investigação jornalística que conduziria ao afastamento do Presidente.
O nome de código de Felt era "Deep Throat" ("Garganta Funda"), em alusão irónica ao filme pornográfico de Gerard Damiano, com Linda Lovelace, lançado em 1972. Felt só revelou publicamente o seu papel nos acontecimentos mais de 30 anos passados, em 2005, num depoimento à edição de Julho da revista Vanity Fair [a foto de Felt a cores provém dessa edição]. No filme de Alan J. Pakula sobre o Watergate — All The President's Men/Os Homens do Presidente — "Deep Throat" era interpretado por Hal Holbrook.