domingo, novembro 09, 2008

Nem alemão nem estrela...

Perante o lançamento de uma nova versão de I’m In Love With a German Film Star, desta vez assinada por Sam Taylor-Wood, em parceria com os Pet Shop Boys, propomos uma viagem à redescoberta do tema original, gravado em 1981 pelos The Passions. Ao contrário do que se pensa (e muitas vezes é referido em artigos), a (ou o) “german film star” de quem a canção fala nem é Marlene Dietrich nem mesmo Klaus Kinski... Como explica a biografia da banda, no seu site oficial, a figura de quem a canção fala nem era alemã, nem mesmo estrela. Mas fez cinema. Chamava-se Steve Connelly (muitas vezes tratado como Roadent) e foi, em finais dos anos 70, roadie para os Sex Pistols e os The Clash...

A canção (que já conheceu versões no passado por nomes como os Foo Fighters ou Linoleum) foi um dos singles extraídos do álbum de 1981 Thirty Thousand Feet Over China, o segundo dos londrinos The Passions, banda nascida entre a multidão pós-punk britânica, com carreira entre 1978 e 82. Nesses cinco anos gravaram, além do álbum de 1981, outros dois discos de longa duração: Michael & Miranda (1980) e Sanctuary (1982). Apesar do apoio de John Peel (com quem gravaram primeira sessão em 1979), I’m In Love With A German Film Star foi o único instante da obra dos Passions a chegar mais lomge, deles fazendo inclusivamente mais um caso de “one hit wonders”. A canção foi “single da semana” no NME, e levou a banda duas vezes ao Top Of The Pops. O single vendeu 130 mil exemplares, mas não lhes deu mais que um número 25 na tabela de vendas.
Os Passions nasceram da reunião de músicos já com experiência em, pequenas bandas animadas pela força da revolução punk. A sua nova alma era sobretudo devida ao protagonismo da voz de Barbara Gogan. O som do grupo mostrava um sentido de elegância pop e uma melancolia característica da vaga “cinzenta” (houve quem lhe chamasse "dark wave") que se começava a desenhar na cena idependente da Inglaterra pós-punk. Essa presença sombria, de resto, evitou que o grupo fosse incluído na emergente vaga neo-romântica, apesar de eventuais afinidades nas referências e opções musicais.
Depois da separação do grupo, Barbara Gogan trabalhou com Hector Zazou. Hoje, com o guitarrista Stephen Wright (da formação final dos Passions), milita nos Monarchs. O álbum Thirty Thousand Feet Over China foi reeditado este ano em CD, com extras.



Imagens de uma actuação dos Passions no programa da BBC Top Of The Pops em 1981, ao som de I’m In Love With A German Film Star, que então acabara de entrar na tabela de vendas de singles do Reino Unido.

DISCOGRAFIA

Singles:
1979. Needles and Pins + Hunted
1980. Swimmer
1981. I’m In Love With a German Film Star + Skin Deep
1982. Africa Mine + Swimmer (reed.) + Jump For Joy + Sanctuary

Albums:
1980. Michael and Melinda
1981. Thirty Thousand Feet Over China
1982. Sanctuary

Compilações:
1985.
Passion Plays

Site oficial (e actualizado) dos The Passions.
Single revisitado no Sound + Vision.
Nova versão por Sam Taylor Wood e os Pet Shop Boys no Sound + Vision.