domingo, novembro 02, 2008

Na Broadway dos anos 30

Clássicos do século XX - 5
'Anything Goes', de Cole Porter
(1934)

Na mesma linha de fronteira entre os espaços da música popular e os da música “erudita” de um Porgy and Bess de Gershwin (1935) ou um West Side Story de Bernstein (1957), todavia frequentemente mais associado ao primeiro que ao segundo universo, Anyting Goes é uma das criações de referência da obra de Cole Porter e, juntamente com o acima citado “clássico” de Gershwin, um dos dois musicais norte-americanos dos anos 30 que ainda hoje, com alguma frequência, conhecem produções em palcos por todo o mundo. Estreado em 1934, com Ethel Merman no papel protagonista, Anything Goes conheceu já várias vidas (e três versões revistas) na Broadway, tendo conquistado vários prémios Tony, Drama Desk e Olivier. Existe uma gravação da versão original de 1934, com as vozes de Kim Criswell e Cris Groenendaal, acompanhadas pela London Symphony Orchestra, dirgida por John McGlinn. O disco teve edição pela EMI Classics em 1989.

A ideia para o musical coube a um dos produtores, que na altura vivia num barco. Foi ele quem escolheu os libretistas (Guy Bolton e P.G. Wodehouse), a protagonista para a primeira produção e, necessariamente, o compositor. Cole Porter é hoje reconhecido como um dos mais inspirados escritores de canções da sua geração e o seu “songbook” mora em gravações por vozes tão distintas como as de Ella Fitzgerald ou Frank Sinatra. Anything Goes é, juntamente com Kiss Me Kate (que assinalou um regresso triunfal em 1948) um dos seus musicais mais aclamados. Quatro canções do musical ganharam depois vida própria além do palco. Foram elas I Get A Kick Out Of You, All Through The Night, You’re The Top e o tema-título, Anything Goes, que conheceram já diversas versões por inúmeras vozes. Musicalmente Anything Goes traduz o aprumo de uma linguagem pessoal, representando um dos paradigmas do “musical” da Broadway do período entre-guerras. Estreado cinco anos depois do “crash” de 1929, ou seja ainda sob efeitos da depressão, não deixou de constituir um dos maiores sucessos da década de 30. Teve mais de 400 representações no teatro que acolheu a estreia (o Alvin Theatre), o que de Anything Goes fez a quarta produção que mais tempo esteve em cena em Nova Iorque nos anos 30.

História de amores entre um corrector da bolsa em viagem e uma cantora de cabaret, Anything Goes vive entre canções e números coreografias no convés de um cruzeiro que parte de Nova Iorque rumo a Londres. O musical teve várias vidas depois da produção original no Alvin Theatre. Em 1936 a Paramount levou a história e as canções a filme, com realização de Lewis Milestone, com Ethel Merman e Bing Crosby nos papéis principais (na foto). O filme seria depois “rebaptizado” como Tops Is The Limit, em função de um remake, novamente pela Paramount, em 1956, no qual Bing Cosby retomou o seu papel. Por seu lado, Ethel Merman voltou a vestir o seu papel em 1954, numa adaptação televisiva de 1954, na qual contracenou com Frank Sinatra. A canção-título teve nova vida no cinema na sequência inicial de Indiana Jones e o Templo Perdido (1984), de Steven Spielberg, numa versão em mandarim por Kate Capshaw.



Imagens da produção encenada por Jerry Zaks no Lincoln Center em 1987, que valeu inúmeros prémios, entre os quais três Tony. No papel protagonista, Reno Sweeney, encontramos aqui a actriz Patti Lupone. Este “remake” em finais de 80 de Anything Goes somou 784 representações.