quinta-feira, setembro 04, 2008

"She's not me"

Ano Madonna - 26
She's not me
(Hard Candy, 2008)

É, porventura, a canção que resume, não apenas a perversidade confessional do álbum Hard Candy, mas também todo o jogo de ambivalências com que Madonna sempre trabalhou os seus discursos — chama-se, à letra, "Ela não sou eu" e dito/cantado por Madonna esse parece ser um aviso pedagógico, apelando à inteligência de quem a olha. Os versos da canção dizem tudo isso em forma de acerado melodrama. Exemplo:

I just want to be there when you discover
You wake up in the morning next to your new lover
She might cook you breakfast and love you in the shower
The flavor of the moment, 'cause she don't have what's ours

She's not me
She doesn't have my name
She'll never have what I have
It won't be the same

Certamente (e muito ironicamente) não por acaso, na Sticky & Sweet Tour, She's Not Me apresenta-se encenada através de uma delirante colagem da biografia videográfica de Madonna — to be or not to be (me).