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Esta espantosa imagem tem estado a servir de ícone promocional a novos episódios da série
Battlestar Galactica. Trata-se, obvia-mente, de uma variação sobre um verdadeiro ícone da história das imagens no Ocidente:
A Última Ceia, pintura mural executada por Leonardo Da Vinci (1452-1519) entre 1494 e 1498, no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
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Vale a pena recordar, a esse propósito, que esta é uma das composições figurativas e simbólicas mais frequentemente rein-vestidas pelos mais diversos tipos de criação. Há poucos anos, por exemplo, um cartaz promocional de uma casa de moda francesa (Marithé / François Gribaud), refazendo
A Última Ceia com um elenco totalmente feminino, causou grande polémica em Itália, tendo sido mesmo banido das ruas de
Milão.
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Em termos cinematográficos, a mais célebre variação sobre
A Última Ceia tem a marca do génio do espanhol Luis Buñuel (1900-1983). No seu filme
Viridiana (1961), os pobres protegidos pela protagonista distribuiam-se, a certa altura, numa mesa de re-feição "reproduzindo" o quadro de Da Vinci — condenado como blasfemo pelo Vaticano, o filme receberia a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1961; em Espanha, a sua difusão só seria aprovada dezasseis anos mais tarde.
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