Rever O Padrinho em sala? Sim, mas nos EUA — este texto foi publicado no Diário de Notícias (30 de Agosto), com o título 'Revendo "O Padrinho"'.
Há poucas semanas, o mercado do DVD revelou uma preciosa novidade. Ou melhor: uma revisitação de um, aliás, três clássicos. Trata-se da reedição da trilogia O Padrinho (1972, 1974, 1990), em cópias restauradas, executadas sob supervisão de Francis Ford Coppola, Gordon Willis (director de fotografia), Walter Murch (sonoplasta) e Robert Harris (há alguns anos responsável pelo esplendoroso restauro de Lawrence da Arábia). Curiosamente, nos EUA, o acontecimento não vai ficar pelo DVD. A Paramount (estúdio produtor) prepara uma série de exibições de O Padrinho, para já em salas de Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco. Quer isto dizer que, pelo menos no mercado americano, as relações entre o circuito tradicional do cinema e os novos suportes de comercialização dos filmes estão a ser equacionadas em todos os sentidos. É um bom exemplo, sobretudo para um mercado como o português em que grandes referências clássicas continuam a ser lançadas nas lojas sem o mínimo trabalho de divulgação. Exemplo? A Mulher Miraculosa (1931), de Frank Capra.
Há poucas semanas, o mercado do DVD revelou uma preciosa novidade. Ou melhor: uma revisitação de um, aliás, três clássicos. Trata-se da reedição da trilogia O Padrinho (1972, 1974, 1990), em cópias restauradas, executadas sob supervisão de Francis Ford Coppola, Gordon Willis (director de fotografia), Walter Murch (sonoplasta) e Robert Harris (há alguns anos responsável pelo esplendoroso restauro de Lawrence da Arábia). Curiosamente, nos EUA, o acontecimento não vai ficar pelo DVD. A Paramount (estúdio produtor) prepara uma série de exibições de O Padrinho, para já em salas de Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco. Quer isto dizer que, pelo menos no mercado americano, as relações entre o circuito tradicional do cinema e os novos suportes de comercialização dos filmes estão a ser equacionadas em todos os sentidos. É um bom exemplo, sobretudo para um mercado como o português em que grandes referências clássicas continuam a ser lançadas nas lojas sem o mínimo trabalho de divulgação. Exemplo? A Mulher Miraculosa (1931), de Frank Capra.