Em inícios da década de 70, depois de conquistado um espaço próprio por pioneiros e primeiros grandes fenómenos), a música soul conhecia novos desafios, caminhos, vozes e figuras. Um dos nomes mais bem sucedidos, herdeiro directo de trabalhos e escolas de 60, mas decididamente vocacionado para a ousadia da experimentação foi Isaac Hayes. Nos últimos anos muitos redescobriram-nos ao dar a voz a Chef, uma das personagens de South Park. Mas em nada o sucesso recente ofusca uma carreira fulcral na soul de 70. A sua voz grave, um visual imponente e álbuns de absoluta referência como Hot Buttered Soul (1969) e Shaft (1971) dele fizeram um ícone do género. Morreu ontem, aos 65 anos, na sua casa em Memphis, no Tennessee.
Nascido numa pequena cidade do Tennessee em 1942, foi criado pelos avós depois da morte dos seus pais. Começou a cantar na igreja local aos cinco anos. Autodidacta, aprendeu cedo a tocar saxofone, piano e flauta. Em 1964 foi contratado para músico de estúdio na Stax Records, a “casa” que então inventava uma nova alma para uma música que nascia directamente das primeiras manifestações do chamado rhythm’n’blues e se afirmava como música soul... O pianista e saxofonista de serviço a inúmeras gravações reforçou o seu peso junto da editora ao fundar uma parceria criativa com David Potter, assinando temas para vozes e grupos da editora, como Carla Thomas ou a dupla Sam & Dave. Para estes últimos compôs, entre outros, o mítico Soul Man.
Em 1967 estreou-se nos discos em nome próprio com Presenting Isaac Hayes, essencialmente feito de improvisações em clima jazzy. O sucesso só o encontrou como músico em nome próprio no disco seguinte, o monumental Hot Buttered Soul, o álbum de maior sucesso do ano para a Stax Records e um claro indiciador de novos rumos que então se desenhavam na música soul. Esses caminhos, e o ensaio de novas soluções rítmicas (que ajudaria a definir a alvorada do disco) materializam-se com ainda maior impacte na banda sonora de Shaft, de 1971, que lhe vale dois Grammys, um Globo de Ouro e um Oscar, este pela canção-tema, Theme From Shaft. Em 1974, em tempo de confronto com uma Stax Records em convulsão financeira, cria a sua própria editora, a Hot Buttered Soul, na qual se estreia um ano depois com Chocolate Chip, álbum claramente atento ao disco sound. Será o seu último momento de grande visibilidade na música até 1995, quando edita Branded. O sucesso comercial só o reencontra quatro anos depois, com o single Chocolate Salty Balls (P.S. I Love You), na voz do Chef, de South Park.
Além da música, Isaac Hayes trabalhou várias vezes no cinema, estreando-se em 1974 como protagonista no filme blaxploitation de Jonathan Kaplan, Truck Turner. Um dos papéis com maior visibilidade foi o do vilão The Duke Of New York, do filme de John Carpenter Escape From New York (em Portugal estreado como Nova Iorque 1997). Na televisão, além da voz em South Park, passou por episódios de séries como The A-Team ou Miami Vice.
Memória de uma actuação televisiva de 1969 na qual Isaac Hayes interpreta o tema de Burt Bacharah e Hal David Walk On By. Foi um dos seus singles de maior sucesso.