
São cada vez mais as pontes que se estabelecem entre cinema e Internet e, mais do que isso, entre escrita, livros, filmes e os mais variados suportes digitais (incluindo, claro, os imperiais telemó-veis). Uma das expressões mais recentes de tais contaminações é a série
N. — são 25 episódios de animação, com cerca de dois minutos de duração, adaptados por Mark Guggenheim e desenhados por Alex Maleev a partir de uma história de Stephen King.

A série
N. está a ser divulgada, até 29 de Agosto, no site
NiShere.com. Este é um exemplo modelar da conjugação de vários registos, ou "plataformas", de difusão. Na sua criação/distribuição estão envolvidas as seguin-tes entidades: a editora
Scribner, do grupo
Simon & Schuster, a
Marvel Comics e a
CBS Mobile (telemóveis), isto para além de estar também prevista a sua venda através do
iTunes. Tudo isto, enfim, desembocará nos livros (que, ironicamente, já não surgem no início da cadeia artística): ainda este ano, em Novembro, a história de King integrará a sua colectânea
Just After Sunset; já em 2009, a Marvel publicará
N. num álbum de banda desenhada.