quinta-feira, julho 24, 2008

A primeira etapa na obra dos U2

Os U2 dão este mês início à reedição de toda a sua discografia, prometendo assim, ao longo dos próximos meses, apresentar todos os seus discos de originais com som remasterizado e uma série de extras (estes num CD adicional), em embalagens "deluxe" com booklet de 36 páginas. A reedição prevê também a reedição destes mesmos discos em vinil de 180 gramas. Ordenada cronologicamente, a reedição propõe, para já, o reencontro com os três primeiros álbuns do grupo. São eles Boy (1980), October (1981) e War (1983), ou seja, os três produzidos por Steve Lillywhite, produtor que em 2004 se reuniu com os U2 para com eles gravar o apenas mediano, mas globalmente quase "mitificado" How To Dismantle An Atomic Bomb. Os três discos completam em si um ciclo que reflecte as origens pós-punk dos U2 (e uma das suas melhores fases), em canções de angulosidade ainda evidente, ocasionalmente mostrando já caminhos que depois geraram alguns dos seus maiores hinos.
Boy, de 1980, é um dos melhores discos do grupo e abre o lote das reedições. Neste novo lançamento inclui, no CD de extras, além de lados B de temas contemporâneos do álbum, o single 11 O'Clock Tick Tock (o primeiro dos U2), dois temas inéditos extraídos das sessões de gravação de Boy (Speed Of Life e Saturday Night), temas ao vivo e versões alternativas.
Os extras de October, o disco "espiritual", incluem, essencialmente gravações ao vivo (algumas provenientes de um concerto no Hammersmith Palais), uma série de registos captados numa sessão para a BBC e ainda uma remistura de Tomorrow.
War, que fecha o primeiro lote de reedições e lança as bases da personalidade política que desde então o grupo tomou, apresenta uma colecção de remisturas efectuadas na época (algumas delas inéditas), assim como mais uma série de gravações ao vivo.
PS. Versão editada de texto publicado no DN a 22 de Julho