Não é todos os dias que um álbum português de música (ou de música portuguesa) surge com uma edição especial que inclui um making of das próprias gravações. Assim acontece com Sempre de Mim, de Camané, que, por assim dizer, se completa através de um DVD que inclui As Gravações de Sempre de Mim, filme de 30 minutos assinado por Bruno de Almeida.
Bruno de Almeida — que também o realizou o teledisco de Sei de um Rio [aqui em baixo] — instala-se no estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço d'Arcos, não tanto para fazer uma "reportagem", mas sim para sentir o trabalho interior da música. Na sua relação com o produtor José Mário Branco, descobrimos a singular energia criativa de Camané, sempre na fascinante corda bamba entre uma fragilidade exposta e uma obstinada procura de rigor. Se Sempre de Mim é um momento emblemático para pensarmos o(s) futuro(s) do fado, o filme que o acompanha permite pressentir as encruzilhadas desse trabalho em que a verdade da tradição se combina com as peculiaridades do nosso presente.
Bruno de Almeida — que também o realizou o teledisco de Sei de um Rio [aqui em baixo] — instala-se no estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço d'Arcos, não tanto para fazer uma "reportagem", mas sim para sentir o trabalho interior da música. Na sua relação com o produtor José Mário Branco, descobrimos a singular energia criativa de Camané, sempre na fascinante corda bamba entre uma fragilidade exposta e uma obstinada procura de rigor. Se Sempre de Mim é um momento emblemático para pensarmos o(s) futuro(s) do fado, o filme que o acompanha permite pressentir as encruzilhadas desse trabalho em que a verdade da tradição se combina com as peculiaridades do nosso presente.