E se o documentário for, de facto, o novo género... ficcional? E se este senhor for um dos maiores documentaristas do actual cinema europeu?
Dito de outro modo: Raymond Depardon, fotógrafo de génio (membro da agência Magnum), continua a desenvolver a via documental do seu trabalho, agora com La Vie Moderne, terceira parte de Profils Paysans, sobre a situação actual nos campos franceses. Encontramos aqui um misto fascinante: por um lado, uma deambulação pessoal, "amadorística", aliás fundamentada num conhecimento acumulado, ao longo dos anos, com vários camponeses; por outro lado, uma visão implacavelmente metódica da degradação da vida rural e do triunfo de uma economia que menospreza as especificidades dessa vida e, no sentido mais genuíno do termo, das respectivas tradições. "Perdido" na agitação de Cannes, La Vie Moderne é um objecto de rara sensibilidade formal e cristalina depuração filosófica.
Dito de outro modo: Raymond Depardon, fotógrafo de génio (membro da agência Magnum), continua a desenvolver a via documental do seu trabalho, agora com La Vie Moderne, terceira parte de Profils Paysans, sobre a situação actual nos campos franceses. Encontramos aqui um misto fascinante: por um lado, uma deambulação pessoal, "amadorística", aliás fundamentada num conhecimento acumulado, ao longo dos anos, com vários camponeses; por outro lado, uma visão implacavelmente metódica da degradação da vida rural e do triunfo de uma economia que menospreza as especificidades dessa vida e, no sentido mais genuíno do termo, das respectivas tradições. "Perdido" na agitação de Cannes, La Vie Moderne é um objecto de rara sensibilidade formal e cristalina depuração filosófica.